Apesar do Shitake e do Shimeji serem os cogumelos mais conhecidos existem outros tipos usados na culinária japonesa. Conheça seis tipos muito saborosos e pouco conhecidos de cogumelos no Japão.
1. Enoki
Esse tipo é muito comum com sabor e odor característico, é usado na preparação do dia a dia Nametake: enoki com shoyu.
Seu formato lembra o broto de feijão com hastes finas e pequeno chapéu em formato branco. Suas propriedades incluem aumento da imunidade com ações de alimento funcional, como prevenção de câncer.
2. Shimeji
O shimeji é muito parecido com o enoki, mas possui coloração mais escura, quase marrom. Esse tipo é um dos mais comuns em lojas especializadas em culinária oriental e seu sabor um dos mais apreciados.
Combina com massa, arroz e sopas, é bem versátil. O shimeji ganhou popularidade nos restaurantes japoneses brasileiros e a versão shimeji na manteiga é bem apreciado.
No Japão é preparado junto com vegetais para acompanhar o arroz ou grelhado com o peixe.
Shimeji como aperitivo cai muito bem, utilize manteiga em uma frigideira, acrescente o shimeji, tempero para peixe e 100ml de saquê.
Quando o shimeji ficar macio, acrescente alho-poró e shoyu, mantenha cozinhando em fogo baixo por cinco minutos e pronto, agora é só adicionar cebolinha a gosto.
3. Shiitake
O shiitake é muito utilizado na culinária tradicional japonesa, combina bem com frango, carne e peixe. Seu sabor é bem diferente do shimeji, para quem nunca provou um cogumelo japonês, tente estes dois tipos.
Shitake refogado é uma delícia e super fácil de fazer, em uma frigideira despeje manteiga e deixe derreter, coloque um dente de alho amassado, ralado ou picado e deixe dourar.
Pegue uma bandeija de shitake e coloque na frigideira, mexa para que refogue e depois tampe por cinco minutos, agora coloque shoyu, salsinha e cebolinha a gosto por mais um minuto, quem quiser e tiver vinho branco em casa, coloque meia xícara e pronto.
4. Maitake
O maitake não fica tão bom nas preparações ocidentais como é feito com os outros cogumelos. Combina muito bem com tofu, um realça o sabor do outro.
5. Matsutake
Esse tipo é mais caro em comparação com os outros. É muito comum em sopas (osuimono) e de acompanhamento para o arroz. Seu cheiro é mais forte e pode desagradar, mas o gosto costuma ser saboroso.
Para preparar o matsutake é preciso primeiro limpar cuidadosamente a terra e areia que vem junto do cogumelo sem utilizar água.
Depois de limpa, quebre e coloque na panela para fazer junto com o gohan, utilize sal, saquê, shoyu e caldo dashi para refogar.
Depois de refogado, é só colocar o arroz e aguardar ele cozinhar, ao final do processo, coloque cebolinha a salsa a gosto e sirva, uma delícia.
Leia também:
- Aprenda a fazer três receitas de doces japoneses (panqueca, cheesecake e bolo matcha)
- Três receitas com Kabocha irresistíveis
- Conheça formas deliciosas de preparar edamame (com receitas)
6. Nameko
O Nameko possui consistência meio pegajosa e não tem a aparência muito atrativa, mas seu sabor promete surpreender.
A consistência pegajosa se dá a uma proteína chamada mucin, ela tem ação protetora ao estômago, além de diminuir a pressão sanguínea.
Já comeram todos estes cogumelos? Qual seu favorito?