Todo fã de comida japonesa conhece a fama do wasabi, mas o que muita gente pode não saber é que a maioria nunca comeu o verdadeiro. Afinal, é uma iguaria cara e difícil de encontrar.
Nos Estados Unidos, segundo reportagem da BBC, 90% é falso. No Brasil, a realidade não é diferente.
Wasabi Japonica
Wasabi Japonica ou Namida cresce a beira de rios em montanhas e muito difícil de ser produzida em escala industrial. Difícil, mas não é impossível, porém, a planta é sensível. Por isso, o preço elevado.
As condições climáticas são específicas e difíceis de serem recriadas, além de levar até três anos para atingir a maturação e estar no ponto ideal para ser colhida.
Ao contrário do que se pensa não é uma raiz e sim uma planta e nada tem a ver com o gengibre.
Se você já comeu e achou ele picante, não era o verdadeiro. Ele deve ser ralado na hora e o sabor dura no máximo vinte minutos, por isso, deve ser consumido rápido.
Aquele de tubinho que vemos por aqui e na maioria dos restaurantes japoneses, nada mais é do que uma imitação. A fórmula pode variar de uma marca para outra, mas a cor verde é alcançada por corante.
É preciso ficar atento a embalagem e ver a composição, existem sim tubinhos com wasabi japonica. Se ficar na dúvida, pergunte. Estima-se que 90% seja o falso.
Leia também
- A magia do shoyu na culinária japonesa: conheça os diferentes tipos e saiba escolher o ideal
- Cadeia de restaurantes se desculpa por adicionar wasabi extra apenas aos estrangeiros
- Estes 4 produtos contendo wasabi certamente surpreenderão você!
Quanto custa o verdadeiro?
Como dissemos, o verdadeiro é bem caro, cerca de 100 gramas na Alemanha chega a custar 45 euros. A média é de 160 dólares o quilo, mas pode depender da temporada ou época do ano.
Você sabia disso? Já teve oportunidade em comer o wasabi verdadeiro ralado na hora? Conte para nós sua experiência.