Para quem se interessa por comida exótica, o Japão tem algumas opções a oferecer. O Hachinoko é uma especialidade da prefeitura de Nagano, assim como em Gifu, considerados uma iguaria da época do outono.
Hachinoko
Dependendo da prefeitura a receita e a composição pode mudar, mas basicamente o hachinoko é composto por larvas de abelhas ou vespas. Pode ser servido com gohan ou de aperitivo para acompanhar um saquê.
É uma iguaria muito apreciada e a maioria diz ser muito saboroso com um sabor adocicado e crocante. É considerado bem nutritivo também, rico em proteína e vitaminas.
O consumo se dá pela época do outono, quando as vespas e abelhas são encontradas com mais facilidade e há quem diga que a tradição surgiu como alternativa a alimentação japonesa na escassez do peixe em algumas regiões.
Leia também
- Os oito insetos mais assustadores do Japão
- Restaurante de Tokyo oferece um prato para lá de exótico: Ramen com insetos crocantes
- Repelentes japoneses para sobreviver ao verão
Em regiões localizadas mais perto do oceano Pacífico costuma nevar e os períodos são de temperaturas negativas. Especialmente na Segunda Guerra Mundial, o povo japonês destas regiões sofreu muito.
Hoje em dia, mais do que uma necessidade o Hachinoko virou uma iguaria apreciada, dizem que o Imperador Hirohito gosta de comer a preparação frita com shoyu.
Se você ficou curioso, saiba quem no mês de novembro no festival Kushihara Hebo Matsuri em Ena, servem os melhores Hachinoko da região.