Curiosidades interessantes sobre o saquê

O saquê é uma bebida muito apreciada no Japão e em todo mundo, no Brasil, por exemplo, não é incomum encontrar locais que preparam caipisaquê, inclusive, com diversas opções de frutas.

Além de ser apreciada em comemorações, acordos fechados e happy hours pelos japoneses, a bebida também tem importância espiritual.

Em santuários shintô ou no túmulo dos ancestrais, muitas vezes a bebida é oferecida aos deuses e aos familiares do mundo espiritual.

Mas quanto você conhece sobre essa bebida japonesa tão tradicional? Confira algumas curiosidades interessantes.

Bebida dos deuses

A bebida é bem antiga e tradicional no Japão, data de 712 A.C , aliás, é uma das mais antigas do mundo, além de ser conhecida como bebida dos deuses, consequentemente era usada em rituais religiosos.

Nada de saquê envelhecido

Ao contrário do whisky, o saquê deve ser consumido fresco e a garrafa deve ser armezenada em local fresco e escuro, afinal, a luz não é amiga da bebida.

O-shaku

Segundo a regra de etiqueta no Japão, você nunca deve servir a própria bebida e para o saquê vale o mesmo. Servir seus amigos e familiares é sinal de respeito e amizade.

Leia também

Curiosidades sobre o sushi

7 curiosidades sobre Sakura no Japão

9 curiosidades sobre o anime Death Note

Nigori

O saquê nigori possui um aspecto leitoso e textura cremosa, é bastante popular nos Estados Unidos. A consistência e aparência ficam dessa forma, pois a bebida não é filtrada. Dizem que é uma delícia.

Acompanha tudo

Não é só com a culinária japonesa que o saquê vai bem, fica perfeito com pratos vegetarianos e carnes também. Versátil e saboroso. Algumas linhas premium são indicadas para serem apreciadas com queijo, assim como o vinho.

Variedades

A variedade do vinho depende do tipo de uva, o saquê não é assim. A bebida vai depender do tipo de refinamento. Se você ver um com a palavra ginjo, ele provavelmente será super premium e um polimento a 60%.

Além disso, a qualidade da água vai afetar diretamente sua classificação, quanto mais pura, melhor.

Tem mais alguma curiosidade para acrescentar? Deixe nos comentários.

saquê no Japão

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link