Segredos para fazer um tonkatsu perfeito

O tonkatsu aparece em vários pratos no Japão, além de servir muito bem de aperitivo para acompanhar uma cerveja. Pode ir acompanhado de curry, salada de repolho, no katsudon e até no sanduíche. Originalmente a receita é com carne de porco, mas pode-se fazer tonkatsu de frango também.

Quem criou o Tonkatsu?

De acordo com a história gastronômica japonesa, o prato foi criado durante a Era Meiji no ano de 1899 por um restaurante em Tóquio chamado Rengatei.

No início, o tonkatsu era considerado um tipo de yoshoku (comida ocidental adaptada a cozinha japonesa). Além de ter sido derivado do schinitzel, um prato típico da gastronomia germânica.

Os japoneses chamavam o prato de katsuretsu. Com o tempo a receita evoluiu e recebeu a carne de porco em 1930, desde então é conhecido em todo Japão.

tonkatsu

Molho tonkatsu

molho tonkatsu

O molho rico e concentrado, de acordo com a região do Japão, a receita pode variar, tornando-se mais picante ou adocicado. Na cidade de Aichi, por exemplo, eles usam o misokatsu, com base com molho de missô.

Leia também

Receita de Korokke, aprenda a fazer essa delícia japonesa

Aprenda três receitas básicas da culinária japonesa

Aprenda a fazer tamagoyaki tradicional

Receita de Tonkatsu (1 pessoa)

  • Bife de carne de porco de 1,5 cm (150 gramas);
  • Sal à gosto;
  • Pimenta do reino à gosto;
  • 1/2 ovo batido;
  • Farinha de trigo;
  • Farinha Panko;

Modo de preparo

Faça cortes diagonais na carne de porco com uma faca bem afiada para os condimentos penetrarem bem. Salpique um pouco de sal e pimenta do reino à gosto em um lado.

Passe a carne na farinha de trigo uniformemente, no ovo e na farinha panko generosamente. Coloque para fritar em óleo, que seja o suficiente para cobrir o pedaço apenas.

Retire quando a casca estiver levemente marrom e deixe secar no papel toalha.

Molho

  • 1 colher de sopa de molho inglês Worcestershire;
  • 1 colher de sopa de molho tonkatsu;
  • 1 colher de sopa de mirim;
  • 1/4 da colher de sopa de açúcar;
  • 1/2 colher de sopa de água;

Modo de preparo

Em uma pequena panela coloque o molho inglês, tonkatsu, mirim, açúcar e água. Misture até ferver, deixe apurar e está pronto.

Pode servir o tonkatsu com salada de repolho e acompanhar o arroz japonês.

Dicas

Mergulhe a carne de porco frita no molho tonkatsu antes de servir, dessa forma você poderá apreciar o molho e a crocância da carne.

Como toda receita simples, é fundamental investir em ingredientes de qualidade, desde a carne até os molhos. A farinha panko, o molho inglês e o tonkatsu podem ser facilmente encontrados nas lojas de comida oriental no bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Nesletter e receba conteúdos do Japão.

Tonkatsu

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link