A culinária japonesa é uma das mais ricas e plurais do mundo. Você poderá encontrar desde pratos tradicionais a comidas do Japão exóticas, nada comuns e inusitadas.
Confira alguns exemplos e veja se teria coragem de experimentar!
Yamaimo
É uma raiz que cresce em regiões montanhosas, em sua forma in natura parece um nabo, porém com consistência mais elástica e viscosa.
É consumido no verão acompanhado com macarrão soba, okonomiyaki e com arroz branco também. Além de ralado para criar uma pasta consistente, pode ser cozido e servido em rodelas ou gratinado.
Yuba
Conhecido como pele de tofu, é o resultado de leite de soja aquecido a 80 graus. Uma película fina é retirada da superfície com cuidado e depois é seco. O yubai é a “nata” do leite de soja.
Além disso, é considerada a carne de campo, pois é rico em proteínas e diz
Pode ser preparada frita ou servida crua com caldo dashi ou shoyu, é comida típica do outono e uma delícia.
Chiragaa
O “rosto” do porco é encontrado facilmente nos supermercados de grandes cidades do Japão. Típico do sul de Okinawa, pode ser grelhado, frito ou servido em lascas acompanhando vegetais ou caldos.
Shirako
O shirako é a bolsa de esperma do peixe, é servido cru para os corajosos no sushi ou como aperitivo. Pode ser marinado e grelhado também.
Funazushi
Funazushi é uma espécie de sushi exclusivamente feito na região do Lago Biwa, uma receita passada pelas gerações da família Kitamura.
A comida exótica é feita com carpa cruciana, um peixe geralmente encontrado na região norte da Europa.
São necessários ao menos oito anos até que o Funazushi fique pronto. O processo começa com o peixe em um barril fechado e cheio de arroz, com troca anual dos grãos.
Após quatro anos no arroz, ele é desidratado por um dia, depois ficará mais quatro dentro de um barril cheio de sal.
Apesar do forte aroma da comida, é considerado uma iguaria pelos japoneses. Além disso, a estética do Funazushi é muito bonita e tentadora, vale a pena experimentar.
Leia também