Aprenda a fazer a massa do tradicional bolo japonês Kasutera

Conhecido por aqui como pão-de-ló, o bolo japonês Kasutera entrou para a gastronomia do Japão no século XVI com a expedição portuguesa no país.

Além disso, o nome da receita vem do próprio português “Pão de Castella”. Porém, ao longo dos séculos, a receita foi ganhando elementos típicos da culinária japonesa, como o matcha.

O kasutera faz muito sucesso no Japão, pois a massa é ligeiramente úmida, a textura macia e uma delícia. Aprenda a fazer.

Receita bolo Kasutera

Kasutera

Ingredientes

  • Forma retangular de 19 x19 x 8 cm;
  • 6 ovos médios;
  • 200 gramas de açúcar refinado;
  • 3 colheres de sopa de mel;
  • 3 colheres de sopa de água filtrada;
  • 150 gramas de farinha para bolo;
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo ou demerara;

A farinha para bolo é o cake flour comumente encontrado no Japão e Estados Unidos. Entretanto, caso não encontre por aqui, uma mistura básica serve de substituto.

Portanto, para cada xícara de farinha de trigo, retire duas colheres de sopa. Depois, substitua por duas colheres de sopa de amido de milho. Além disso, peneire para incorporar bem.

Modo de preparo

Coloque o papel vegetal em uma forma de alumínio quadrada. Distribua o açúcar mascavo (ou demerara) no fundo e reserve.

Com ajuda de uma batedeira ou fouet, bata os ovos em um recipiente de alumínio em velocidade baixa e acrescente o açúcar refinado branco. Além disso, coloque a mistura em banho-maria enquanto bate os ovos e o açúcar.

Após aquecer a mistura, retire do fogo e continue batendo. Enquanto isso, deixe a água aquecendo no banho-maria e deixe bater a massa por mais oito minutos na velocidade alta até chegar ao ponto pico (macia e esbranquiçada).

Depois, dilua o mel na água morna, acresente na mistura e bata por mais um minuto. Coloque em velocidade mínima e finalize com mais um minuto. Portanto, a textura da massa deve ser brilhante e fina.

Logo após, acrescente a farinha em velocidade média por dois minutos ou até que a textura fique macia e uniforme. Além disso, bata a tigela em uma superfície lisa e retire as bolhas de ar.

Leia também

Aprenda uma receita de trufa de batata doce – Chocolate Satsumaimo

5 coisas surpreendentes para fazer na panela de arroz japonesa

Segredos para fazer um tonkatsu perfeito

Despeje a massa na forma e mexa com uma espátula e retirar mais bolhas de ar. Coloque em forno pré aquecido a 170 graus por quinze minutos.

Depois, reduza e temperatura para 160 graus e deixe por cinquenta minutos. Verifique se a massa está cozida com a ajuda de um palito de madeira ou garfo. Ele deve sair levemente úmido, não completamente seco.

Desenforme e envolva o bolo em papel laminado para esfriar e depois deixe na geladeira por um dia inteiro. Na hora de cortar umedeça a faca em papel toalha molhado para deixar o corte limpo e reto sem estragar o bolo.

Corte em fatias generosas de 3 cm retangular e sirva. Está pronto. Você poderá rechear ou servir puro com café ou chá.

Obs: você pode trocar a farinha para bolo pela branca. Porém, o segredo da textura macia está nesse ingrediente.

Então, gostou do artigo? Compartilhe.

Kasutera - bolo japonês

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link