Cozinhar na cerâmica donabe e reunir a família na mesa para comer juntos um nabemono faz parte da tradição japonesa.
É um momento de reunião e fraternidade. A comida vai sendo preparada na mesa e quando fica pronto todos compartilham da caldeirada.
A panela Donabe é tradicional das casas japonesas e serve para fazer tudo, desde fazer arroz ao nabemono.
Nabemono
O nabemono é típico do inverno japonês, no estilo caldeirada e cada região tem ingredientes específicos.
A comida é feita na mesa com ajuda de todos. O fogão portátil é colocado no centro e esse é um ítem comum nas casas japonesas.
A base do caldo pode ser feita de missô ou shoyu. Os ingredientes variam dos vegetais a carne. Cenouras, cogumelos variados, repolho e salsinha são ingredientes básicos para o nabemono.
Leia também
Aprenda algumas técnicas japonesas para cortar alimentos
Cinco utensílios essenciais da culinária japonesa
Conheça seis tipos de cogumelos no Japão
Em Tohoku, os cogumelos maitake, seri herb e um tipo de massa de arroz frito são comuns. Em Fukuoka, eles usam galinha jidori e vegetais locais.
Em Hokkaido, o salmão é ingrediente principal junto com vegetais, batata, milho e o caldo é feito de missô. Já em Kyoto o ingrediente principal são blocos de tofu macios e marinados em kombu e caldo ponzu.
Em Yamaguchi, o baiacu é preparado por chefs licenciados e é uma iguaria local. Hiroshima coloca ostras e caldo missô em seu nabemono.
A alegria de compartilhar uma refeição nabemono pode ser muito gratificante e confortante. Não importa o estilo, é uma tradição japonesa muito bonita.
Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa newsletter.