Aprenda a fazer receita de somen para os dias mais quentes

Os japoneses sabem bem enfrentar o calor, afinal, o país tem a temperatura quente e úmida e faz a sensação térmica ser muito maior.

Por isso, durante a temporada do verão, além de investir em ventiladores, roupas mais frescas, eles mudam a alimentação.

O somen é um macarrão gelado servido em pedras de gelo e um molho bem refrescante e saboroso. Ideal para combater a fadiga e ter uma refeição completa e leve.

Receita de somen

Ingredientes

70 gramas de macarrão somen;

25 a 30 ml de molho dashi;

40 ml de água gelada;

2 pedaços de quiabo;

30 gramas de inhame;

1/2 pacote de natto;

2 pedaços de bolo de peixe Kamoboko;

2 tomates cerejas;

Gergelim torrado;

Cebolinha;

Modo de preparo

Primeiro prepare os toppings. Descasque a camada mais espessa na parte superior do jiló e depois esfregue no sal. Coloque em uma panela de água fervente por trinta segundos e coloque rapidamente em uma tigela com água e gelo brevemente.

Remova o excesso de água com um papel toalha. Corte em pequenas rodelas. Descasque o inhame e corte em rodelas de 2 cm.

Coloque as rodelas em uma tábua e coloque um pedaço de papel filme por cima e dê batidas para amassar com ajuda de um rolo.

Corte os tomates cerejas em quatro partes e dois pedaços do bolo de peixe. O molho é o dashi e pode ser encontrado pronto em lojas de produtos orientais, assim como macarrão.

Leia também

Confira as datas do florescimento das sakuras 2019 

Quais são as estações mais lotadas no Japão?

Benefícios do umeboshi para a saúde 

Coloque o molho dashi nos 40 ml de água gelada, misture e reserve na geladeira. Ferva água o suficiente para o macarrão e coloque a massa quando a água começar a ferver e misture para tudo.

O tempo de cozimento varia de marca de macarrão para outra, portanto siga as instruções da embalagem.

Depois de pronto, retire toda a água do macarrão e já coloque a massa com ajuda de uma peneira em uma tigela cheia de água com gelo. Com as mãos, vá soltando os fios da massa e resfriando tudo por igual.

Transfira a massa para outra tigela de água com gelo para deixar o macarrão bem gelado. Mexa os fios com as mãos e misture na água gelada com ajuda da peneira por dois a três minutos.

Retire todo o excesso de água da massa e coloque em outra tigela. Acrescente os toppings, gergelim e natto. Despeje o caldo na tigela.

Se preferir pode servir os toppings, o gergelim, natto e caldos separados e o macarrão em um pote com gelo também.

Está pronta uma refeição nutritiva e completa para combater o calor.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa newsletter ou receba os artigos pelo messenger.

Comentários

Copy link