Doces japoneses sempre são servidos na cerimônia do chá. Eles são elementos importantes. Afinal, eles ajudam a realçar o sabor da bebida quente e trazem os elementos das estações.
Lembrando que o matcha e o chá verde são diferentes. Apesar de serem tradicionais para acompanhar o matcha, com chá verde também cai bem.
Doces japoneses
De acordo com a época do ano, os doces japoneses mudam. É através da mudança das estações que será possível se deliciar com diferentes sabores.
Na primavera, será possível provar sabores de sakura e no outono de batata doce, por exemplo. Os doces típicos para acompanhar o chá são divididos em dois tipos.
Omogashi
Esse tipo engloba o manju e o dango. Eles acompanham o chá koicha, um tipo de matcha mais espesso. Além disso, o omogashi também tem uma consistência macia, além de ser uma delícia.
Higashi
O higashi é mais crocante e seco perfeito para acompanhar o usucha, o matcha do tipo menos espesso e mais aguado.
Os doces japoneses são consumidos antes de beber o chá e não depois como estamos acostumados com os que acompanham café por aqui.
Além disso, são muito bonitos aos olhos com formatos diferentes e detalhes que encantam e atiçam o paladar.
O omogashi é feito de farinha de arroz doce, por isso podem ser moldados facilmente. Os recheios são de feijão doce vermelho ou branco. O sabor não é tão forte e doce.
Já os do tipo higashi lembram muito a textura de confeitos crocantes e sabor mais adocicado, pois levam mais açúcar em sua receita.
Eles não tem adição de manteiga ou óleo e esses ingredientes em doces no Japão não aparecem e não combinam com chá verde ou matcha. Por isso, o chocolate não é recomendado para acompanhar a bebida.
Leia também
Conheça 9 benefícios do matcha, o tradicional chá do Japão
Wagashi: 7 doces tradicionais que você tem que provar
Alimentos típicos do verão japonês
Além disso, esses doces são um ótimo presente (omiyagi) se for convidado para ir em casa de japoneses ou dar para colegas de trabalho.
Inscreva-se em nossa newsletter e compartilhe!