O dango é um doce típico japonês bem tradicional. As bolinhas no espeto são comumente vendidas em quase todo o canto do Japão.
Assim como todo alimento do país, cada região tem sua receita típica, mas a versão mais famosa é a Mitarashi em que o dango é coberto com uma calda doce de shoyu e comumente encontrada em konbinis.
Receita de Dango
Ingredientes
100 gramas de farinha de arroz glutinoso;
100 gramas de tofu mole kinu;
2 colheres de sopa de açúcar;
2 colheres de sopa de shoyu;
2 colheres de sopa de mirin;
Modo de preparo
Em uma tigela misture com as mãos a farinha de arroz glutinoso e o pedaço de tofu mole do tipo kinu até formar uma massa. Adicione um pouquinho de água se precisar.
A massa deve ser consistente (sem caroços), macia e lisa. Para moldar o dango, separe a massa em três pedaços grandes iguais.
Pegue esses três pedaços grandes e faça mais três pedaços médios de cada. Depois é só dividir cada parte em mais três pedaços pequenos de cada e ir dividindo seguindo essa lógica. Ao todo serão 27.
Molde cada um em pequenas bolinhas. Ferva água em uma panela e coloque as bolinhas e quando eles flutuarem conte 1 a 2 minutos e retire.
Coloque as bolinhas em uma tigela com água e gelo. Depois, seque bem com um papel toalha e faça espetos de três ou quatro bolinhas.
Leia também
Aprenda as principais diferenças entre tofu duro e mole
Doces para festas: receita de mochi recheado com sorvete
Aprenda a fazer três receitas de doces japoneses (panqueca, cheesecake e bolo matcha)
Para fazer a calda, coloque em uma panela o mirin, açúcar e o shoyu. Em fogo alto, misture sempre até formar um caramelo. Jogue a calda no espeto e sirva. Está pronto!
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.