Culinária japonesa: aprenda como fazer tofu caseiro

O tofu é um dos alimentos fundamentais da culinária japonesa. Saudável e delicioso, aprenda a fazer tofu caseiro.

Como fazer tofu

Tofu
Tofu

Fazer tofu é bem fácil, mas é trabalhoso e requer utensílios e ingredientes específicos que são facilmente encontrados no bairro da Liberdade e em lojas de produtos orientais online e físicas espalhadas pelo país.

Será preciso um termômetro para culinária e um molde de madeira específico para fazer o tofu.

Molde de tofu
Molde de tofu

Ingredientes

360 gramas de soja em grãos seco;

2 colheres de sopa cheias de nigari;

5 copos de água filtrada*;

O nigari é um coagulante feito com cloreto de magnésio. Se não achá-lo pode usar vinagre branco ou suco de limão, mas a receita ficará um pouco diferente.

Modo de preparo

Deixe a soja em grãos de molho em água suficiente de uma noite para a outra. Se estiver muito quente, deixe na geladeira. No dia seguinte, descarte a água do molho e misture o nigari com um copo americano de água e reserve.

Fazendo o leite de soja

Usando o liquidificador bata a soja em grãos com os copos de água filtrada*. Bata até obter um líquido branco e fino, esse é o leite de soja. Se a consistência ficar muito pastosa é só adicionar mais água.

Despeje o líquido em uma panela e a mesma quantidade de água no fogo médio e mexa sempre. Quando começar a ferver desligue o fogo e espere. Retire a espuma.

Coloque a panela de volta em fogo baixo por dez minutos mexendo sempre e retire do fogo novamente (não deixe ferver). Passe a massa pela peneira e reserve o líquido.

Okara
Okara

Essa parte sólida que ficar na peneira é o okara, você pode usá-lo em massas de pão e serve para fazer outras receitas japonesas. Se não quiser, é só descartar.

Coloque o líquido peneirado no fogo médio. Essa é a etapa que será preciso um termômetro. Quando a temperatura chegar entre 75 a 80 graus celsius acrescente o nigari aos poucos mexendo sempre.

A parte sólida irá aparecer e a cogulação estará completa quando o líquido ficar transparente. Desligue o fogo e deixe descansar por 15 minutos.

Leia também

Aprenda as principais diferenças entre tofu duro e mole

Os segredos da longevidade japonesa: 5 alimentos saudáveis do Japão

Aprenda a fazer receita de oyakodon tradicional

Coloque o tofu que solidificou no molde de madeira, cubra com um papel toalha e tampe. Deixe um peso em cima por 15 minutos.

Com cuidado retire o tofu e coloque em uma bacia cheia de água e deixe por uma hora. Esse processo é importante para eliminar o excesso de nigari.

Está pronto e conserve na geladeira.

Dois tipos de tofu

Existem dois tipos de tofus japoneses. O da receita acima é do tipo momen, ele é prensado e drenado, por isso o aspecto mais duro e firme. Esse tipo é ideal para fritar, usar em refogados e grelhados.

O segundo tipo é o kinigushi, macio e mole. Sua preparação é diferente da receita desse artigo, pois ele não é prensado, tem alto teor de umidade, entre outros. Esse é ideal para fazer patês e colocar no missoshiru.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.