Insulina natural: batata yacon é conhecida por ser boa para diabéticos tipo 2

A batata yacon é classe de batatas satsuma-imo (do tipo doce) tem inúmeros benefícios para a sáude em especial para os diabéticos do tipo II. Saiba mais.

Batata yacon

A batata yacon além de ser proveniente do Japão, também é comum das Filipinas, Chile, Equador, Vietnã, Itália, Nova Zelândia, República Tcheca e Argentina.

Você pode encontrar ela amarelada, alaranjada e meio esbranquiçada. A coloração depende de vários fatores, pois como dissemos, a yacon é uma classe de batata não encontrada apenas no Japão. Porém, todas compartilham dos mesmos benefícios e existem vários tipos disponíveis.

Batata Yacon

Foram os cientistas japoneses que descobriram seus benefícios chamados anti-insulínicos e hipoglicêmicos.Tudo por conta de sua classe de carboidratos que não dão pico de insulina favorecendo e prevenindo que haja taxas altas. Por isso, é bom para diabéticos do tipo II.

Além disso, causa uma sensação de saciedade maior, pois a digestibilidade acontece gradualmente e tem baixas calorias. Boa para perder peso.

Também é bom para quem tem problema de constipação intestinal, pois é rica em fibras e ajuda na regulação. É do tipo fibra solúvel e prebiótico.

No Japão, eles consomem a batata yacon junto com doces e frutas ou em preparações com shoyu e missô.

Umas das preparações mais famosas é a daigaku imo, muito popular no outono e entre estudantes. A batata é cozida, frita e adocicada. Fica uma delícia.

Daigaku Imo
Daigaku Imo

80% da produção da batata yacon é de Kyushu e faz parte da dieta sazonal japonesa, de setembro a novembro.

Ela ainda ajuda a aumentar o metabolismo e rica em antioxidantes que estão mais concentrados na casca.

Leia também

Aprenda uma receita de trufa de batata doce – Chocolate Satsumaimo

Yakiimo: agora existe no Japão batata doce assada engarrafada

Konnyaku: descubra os bebefícios do Konjac

Para obter todos os benefícios, a recomendação é fazer um suco usando a batata yacon crua e com casca.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Fontes: RICHARDS, N et al. Yacon: health benefits and technological applications, BARBISAN, L.F et al. Yacon (Smallanthus sonchifolius) as a Food Supplement: Health-Promoting Benefits of Fructooligasaccharides.

Comentários

Copy link