Pesquisa revela 10 coisas do que NÃO se deve fazer em trens e estações no Japão

Todos os anos, nessa época, os passageiros dos trens operados pelas empresas membros da Associação Ferroviária Privada do Japão participam de uma pesquisa anual para determinar os comportamentos mais agravantes observados nos trens e nas estações nos últimos 12 meses.

A edição deste ano foi lançada em 19 de dezembro e foi feita de acordo com participantes das regiões de Kanto (leste do Japão) e Kansai (oeste do Japão) do país.

Preste atenção se você visitar o Japão em breve e veja este guia atualizado do que NÃO fazer quando estiver em trânsito:

10. Aplicar maquiagem no trem

Muitos japoneses e até estrangeiros que moram no Japão se incomodam com pessoas aplicando maquiagem no trem, algo que para muitos, deveria ser feito em casa.

9. Andar bêbado

Tomar uma cerveja ou um sakê no final do expediente faz parte da cultura japonesa mas muitos extrapolam e passam dos limites, o que se pode ver frequentemente no período noturno em vagões e plataformas de embarque por todo o Japão.

Isso sem levar em conta o elevado número de acidentes em que pessoas alcoolizadas caem em linhas de trens provocando atrasos e até mortes.

8. Deixar lixo e latas vazias para trás

Em uma sociedade rotineiramente elogiada pela limpeza dos espaços públicos ainda existem aqueles que simplesmente não se importam. Faça sua parte carregando o lixo do trem com você.

7. Som alto dos fones de ouvido

Curtir a música do seu artista favorito com seus fones de ouvido sem fio não tem nenhum problema, mas os japoneses em geral prezam muito pelo respeito ao próximo e isso inclui não incomodar a pessoa que se encontra perto, principalmente com barulhos altos. Afinal, não é todo mundo que vai gostar do que você ouve.

6. Tossir ou espirrar dentro do trem

Embora as máscaras sejam uma visão comum no Japão para impedir a propagação de vírus, parece que uma parte da população não está muito preocupada em ao menos colocar a mão na boca ao espirrar ou tossir. Se estiver gripado ou com outra doença transmissível use uma máscara!

Leia também

Ranking Coisas do Japão: As 10 canções japonesas mais belas

Top 10 Coisas para fazer em SHIBUYA, Tóquio | VEJA ANTES DE IR!

Safe Cities Index: Tokyo é eleita cidade mais segura do mundo

5. Conversas excessivamente altas

Um tema contraditório que varia muito dependendo de onde você mora no Japão. Se você mora ou visita a região leste do Japão que inclui Tóquio, vai notar que a maioria das pessoas são mais reservadas e se incomodam com conversas altas.

Já na parte oeste do arquipélago, principalmente na região de Osaka e arredores, é muito comum você ver pessoas falando alto nos trens e estações. A população local é mais “latina”, que gosta de se expressar e conversar mais alto.

4. Uso inadequado de smartphones

Caminhar enquanto olha para a tela do smartphone é hoje considerada uma das causas principais de acidentes em estações de trem no Japão.

Diminui a velocidade de outras pessoas ou provoca esbarros. Outro detalhe lembrado na pesquisa é a não desativação dos sons de notificação enquanto estiver dentro do trem.

Outro uso inadequado que irrita muito os japoneses é falar com o celular dentro do trem.

3. Maneira irritante de transportar e guardar a bagagem

Ocupar muito espaço com suas malas nos bagageiros acima dos bancos irritam muitas pessoas no Japão, por isso procure usar o mínimo de espaço possível para que haja espaços suficientes para outros passageiros.

2. Maneiras rudes ao entrar e sair do trem

Para quem já presenciou a hora do rush em estações como Shibuya ou Tóquio sabe que a maioria do japoneses respeitam as filas e esperam pacientemente passageiros desembarcarem para depois entrarem sem correria nos trens.

Comportamentos rudes como bloquear as portas em uma parada, não ocupar espaço suficiente na parte de trás para dar espaço a novos passageiros e não esperar que as pessoas no trem desçam antes do embarque são consideradas rudes.

1. Maneira inadequada de sentar

Muito comum em países ocidentais, sentar com as pernas cruzadas é um comportamento que poucos japoneses apreciam. Essa forma de sentar geralmente atrapalha as pessoas que ficam em pé a sua frente, principalmente nas horas de pico com os trens lotados.

Com as Olimpíadas de Tóquio de 2020 chegando, será mais importante do que nunca que todos os passageiros cumpram algumas cortesias comuns enquanto viajam em transporte público para garantir que todos tenham uma viagem tranquila, segura e ininterrupta para o trabalho ou para ir a algum evento olímpico.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link