Por qual motivo as crianças jogam o dente de leite no telhado?

A fada do dente é uma lenda popular entre todas as crianças. Por isso, colocar o dente de leite debaixo do travesseiro é costume comum no Brasil e em outros países. E no Japão?

Sem fada do dente no Japão

No Japão é costume jogar os dentes de leite no telhado ou debaixo da casa. Não existe uma fada, mas uma crença.

Se ele caiu da parte debaixo da arcada, os japoneses jogam no telhado. Caso caia da parte de cima, jogam no ennoshita, que é a parte inferior e aberta das tradicionais casas japonesas.

Alguns enterram na terra, já que essas casas foram substituídas pelos apartamentos funcionais.

Jogando dente no Japão

Além disso, eles não fazem isso por moedas, mas sim por desejo que eles cresçam com saúde. Jogar no telhado fará com que os dentes debaixo cresçam fortes para cima e os de cima para baixo.

Além disso, é costume pedir a benção e desejo que ele seja substituído por um de rato. Isso porque o animal tem dentes que crescem sempre conforme são gastos, além de serem muito fortes.

Essa tradição (jogar os dentes) é muito parecida em muitos países da Ásia, como China, Taiwan, Indonésia, Vietnam e Camboja.

Leia também

Mitologia japonesa: os guardiões dos quatro pontos cardeais do Japão 

Superstição japonesa: conheça algumas curiosas envolvendo o amor 

Folclore japonês: lenda de Urashima Taro 

Aliás, o rato se faz presente nas crenças envolvendo dentes de leite em países da Espanha, Venezuela. França, Bélgica, Escócia, entre outros.

Choque cultural

No entanto, para quem está acostumado com a fada do dente, pode ser estranho chegar ao Japão e ver uma criança ou um pai jogando os dentes do leite.

Apesar da forte influência dos Estados Unidos no país, esse costume não chegou ao Japão, diferentemente do Natal, Halloween e outras datas festivas.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Fada do dente no Japão

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link