Shiwasu e a correria do mês de dezembro no Japão

O final de ano não é apenas sinônimo de festas e férias, antes disso acontece um caos com pessoas se organizando para poder descansar. Por isso, o mês de dezembro no Japão é conhecido como shiwasu.

Shiwasu

Homem com muitas tarefas para fazer

Os japoneses ficam muito atarefados antes de curtir o oshogatsu. No Natal todos trabalham, pois não é feriado, mas tirar uns dias de descanso para comemorar o final de ano e o primeiro dia do ano é tradição no país.

É época de planejar as férias, visitar a família, comprar oseibo para colegas de trabalho, colegas de escola, professores, amigos, chefes e familiares.

Também hora de fazer a limpeza mais pesada (osouji) nos dias 23 e 24 de dezembro. Nesses dias, dedica-se tempo para arrastar móveis, limpar tudo de maneira mais completa para preparar a casa para o começo de um novo ano. Também é época do bonenkai, a festa da firma.

O termo vem do antigo calendário lunar japonês que foi substituído pelo gregoriano. Antigamente cada mês ganhava um nome. Portanto, o último mês do ano costuma ser bem ocupado e corrido para os japoneses.

O primeiro kanji do shiwasu (師走) quer dizer mestre ou professor. Já o segundo quer dizer correr ou correndo.

Leia também

Shogatsu: as tradições do ano novo no Japão

O-souji: programe-se para a limpeza de fim de ano tradicional dos japoneses

Osechi Ryori: primeira refeição de Ano Novo do Japão e seus Significados 

Conheça 7 tradições japonesas para o ano novo 

Nos tempos antigos, os mestres e professores eram figuras muito respeitadas e admiradas. Portanto, tinham a imagem de serem calmos, sábios e serenos. No entanto, ao final do ano, até os mestres tem que correr. Todo mundo está ocupado.

De acordo com o dicionário de kanji Iroha Jiruisho, do período Heian, os monges budistas ficavam especialmente ocupados em dezembro visitando pessoas, fazendo orações, preparando o templo, além de viajarem bastante.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

shiwasu

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link