Usar cocô de uguisu em produtos de beleza é uma tradição milenar usada pelas geishas para ter uma pele de porcelana. Esse hábito em usar loções, cremes e sabonetes usando esse ingrediente data antes do período Edo (1603-1868).
Uguisu é uma ave muito comum no Japão e seu canto pode ser ouvido na primavera. Por isso é associado a essa época do ano.
Ingrediente especial – Cocô de uguisu
O uguisu é um pássaro muito pequeno e seu sistema digestivo também. Por isso, ele tem enzimas especiais para digerir sua comida que são expelidas junto com suas fezes, além de guanina e uréia.
No Japão não é qualquer empresa que pode usar o cocô do uguisu para fazer produtos. É preciso uma autorização especial do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar com regulações restritas.
A empresa Uguisu Poo Co. Ltd faz cosméticos (Uguisu no fun) com o ingrediente especial e fica ao pé do Monte Ibuki.
No processo, retira-se dos excrementos restos de alimentos e sujeiras. Depois, ele é seco no sol (luz ultravioleta) por pelo menos duas semanas para virar pó e ser usado para fazer os produtos de beleza.
Pele radiante, iluminada e mais clara
Tem sabonete, creme, loção para limpeza, máscara facial, hidratante, entre outros no Japão. Eles não têm cheiro de cocô e parecem produtos comuns. O resultado pode ser visto imediatamente: uma pele com brilho, radiante, sem poros aparentes e mais clara. Igual uma porcelana.
Enzimas
Um dos segredos são as enzimas das fezes do uguisu. Elas quebram moléculas e transformam em aminoácidos que são imediatamente absorvidos pela pele.
Além disso, em contato com a pele, age destruindo as impurezas e células mortas. É um esfoliante eficaz e o responsável por deixar a pele macia, com menos poros aparentes e mais jovem.
Ao tirar o produto, a pele fica renovada, pois todas as células mortas são retiradas revelando a pele mais nova.
Portanto, mais brilhante e radiante e sem causar irritação por fricção comum de outros esfoliantes. Para quem tem pele sensível ou sofre com espinhas é um produto maravilhoso.
Guanina
Esse é o ingrediente do cocô responsável pelo brilho e luminosidade. Por conta do aparelho digestivo da ave ser curto, a guanina é expelida inteira.
Uréia
A uréia hidrata a pele, ajuda a reduzir linhas de expressões, melhora os efeitos do envelhecimento e até ajuda a tratar os efeitos nocivos dos raios ultravioletas do sol. Esse é um ingrediente encontrado nas fezes da ave e muito usado na indústria de cosméticos.
Leia também
Quem são e de onde surgiram as geishas no Japão?
Segredo de beleza japonês: conheça uma receita de máscara facial para deixar a pele mais jovem
Empresas de cosmético do Japão pretendem fazer gadgets de beleza
Nos Estados Unidos, Victoria Beckham, David Beckham, Tom Cruise, Angelina Jolie e outras celebridades já se declararam adeptas desse tratamento com cocô de uguisu e lá tem bastante spa que vende “pele de geisha” por preços bem salgados, segundo reportagem do The Mirror.
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.