Ekiden: Japão tem maratona de 218 km tradicional

O Ekiden são as maratonas de longa distância e mistura as modalidades amador e profissional. Elas acontecem entre novembro a março no Japão.

Ekiden

Corredores em Hakone

No ano novo tem um Ekiden em uma corrida de 100 km em Gunma com 37 times profissionais. Essa é feita desde 1957.

No entanto, a maior corrida Ekiden ocorre nos dias 2 e 3 de janeiro em Hakone em um percurso de 218 km. É considerada a mais importante do Japão. Além disso, é o primeiro evento esportivo do ano.

Quem participa são os estudantes universitários, é organizada pelos grêmios de lá e feita todos os anos na região de Kanto.

Ela começa em Ootemachi em Tokyo e termina no lago Ashi em Hakone em um dia. Depois, os atletas fazem o caminho de volta no dia seguinte. Mal o ano acaba e as pessoas já ficam engajadas. Muita gente sai de casa para assistir.

A corrida de Hakone começou a ser feita em 1920 quando o atleta olímpico Shizo Kanaguri tinha o desejo de fazer uma maratona de longa distância no Japão.

Desde 1987, ela é televisionada e muito popular entre os japoneses. Os times têm entre 10 a 14 pessoas e mais de 20 universidades participam.

A universidade Aoyama Gakuin ganha o Ekiden desde 2015 e segue convicta. As pessoas torcem e se sentem nervosas, pois o trajeto é acirrado e é possível ver a performance de cada atleta individualmente, pois cada um cobre um percurso.

Leia também

Corredora termina prova com perna fraturada no Japão

Quatro livros japoneses para emocionar, aprender, organizar e inspirar

Descubra se você é tsundoku 

No entanto, segundo informações do Nippon, o primeiro Ekiden foi feito em 1917 para comemorar o décimo quinto aniversário de Tokyo como capital do Japão. Desde então, várias pequenas maratonas ocorrem.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Ekiden
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link