My Mizu App faz parte de um projeto eco-friendly e informa pontos de água potável de graça em iniciativa liderada pelo ministro do meio ambiente Shinjiro Koizumi.
O Japão tem sistema de tratamento público e fornece água potável. No entanto, muita gente acaba preferindo comprar água mineral engarrafada.
São produzidos mais de 23 bilhões de garrafas de água por ano. São 64 milhões por dia e 2.6 milhões por hora. A média é que cada cidadão consuma 184 garrafas por ano.
Portanto, o aplicativo mostrará locais com fontes de água potável de graça, por exemplo, fontes em praças, além de restaurantes e outros estabelecimentos que se comprometeram em fornecer água sem cobrar nada. Até agora são mais de 8.000 locais listados.
Cada ponto é um local onde dará para encher as garrafas e diminuir a compra de novas, além de garantir o acesso a água a todos.
Leia também
Kamikatsu recicla 80% do lixo da cidade e visa desperdício zero
Desperdício de alimento no Japão: redução de 50% até 2030
Reciclagem no Japão e regras de lixo para iniciantes
O objetivo é criar uma comunidade sustentável com sistema colaborativo já que qualquer pessoa pode cadastrar novos pontos assim que eles forem surgindo. Portanto, se ficar com sede no Japão e já tiver uma garrafa procure um ponto e encha com água de graça.
O aplicativo está disponível apenas em japonês e inglês, mas seu uso é intuitivo e não tem muitas funções. Os pontos são mostrados em um mapa.
No entanto, por enquanto está disponível apenas para sistema iOs. Segundo informações do site, o apilcativo para Android será disponibilizado em breve. <MyMizu>