MyMizu App: aplicativo mostra pontos de água potável de graça no Japão

My Mizu App faz parte de um projeto eco-friendly e informa pontos de água potável de graça em iniciativa liderada pelo ministro do meio ambiente Shinjiro Koizumi.

Garrafa com logo MyMizu

O Japão tem sistema de tratamento público e fornece água potável. No entanto, muita gente acaba preferindo comprar água mineral engarrafada.

São produzidos mais de 23 bilhões de garrafas de água por ano. São 64 milhões por dia e 2.6 milhões por hora. A média é que cada cidadão consuma 184 garrafas por ano.

Portanto, o aplicativo mostrará locais com fontes de água potável de graça, por exemplo, fontes em praças, além de restaurantes e outros estabelecimentos que se comprometeram em fornecer água sem cobrar nada. Até agora são mais de 8.000 locais listados.

Pontos de fonte de água potável

 

Cada ponto é um local onde dará para encher as garrafas e diminuir a compra de novas, além de garantir o acesso a água a todos.

Leia também

Kamikatsu recicla 80% do lixo da cidade e visa desperdício zero 

Desperdício de alimento no Japão: redução de 50% até 2030 

Reciclagem no Japão e regras de lixo para iniciantes 

O objetivo é criar uma comunidade sustentável com sistema colaborativo já que qualquer pessoa pode cadastrar novos pontos assim que eles forem surgindo. Portanto, se ficar com sede no Japão e já tiver uma garrafa procure um ponto e encha com água de graça.

O aplicativo está disponível apenas em japonês e inglês, mas seu uso é intuitivo e não tem muitas funções. Os pontos são mostrados em um mapa.

No entanto, por enquanto está disponível apenas para sistema iOs. Segundo informações do site, o apilcativo para Android será disponibilizado em breve. <MyMizu>

Aplicativo MyMizu

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link