Nagamachi: o bairro samurai do Japão em Kanazawa

O bairro Nagamachi é conhecido como o Distrito Samurai de Kanazawa. Com um olhar mais atento, você perceberá que o distrito samurai era um local muito bem protegido, cercado por fossos, ruas pavimentadas entre muralhas e portões estratégicos.

Além da preservada arquitetura do período Edo, dentro dessa fortaleza histórica existem muitos museus dedicados aos bushi e aos grandes clãs do passado.

Nagamachi foi lar de samurais de alto e médio escalão, portanto, apesar da sua construção notoriamente defensiva, esse bairro esconde belezas naturais impressionantes.

Shinise Kinenkan

Shinise Kinenkan

Boa parte dos edifícios antigos e históricos do distrito de Nagamachi foram restaurados e fazem parte do patrimônio cultural do Japão.

O Museu Shinise Kinenkan, por exemplo, era uma farmácia que existiu no bairro desde o período Edo. É um dos museus mais charmosos e interessantes para visitar.

Além de remontar a forma como a sociedade e os comerciantes da época viviam, o espaço também possui uma sala de chá e jardim.

Há exposições de máscaras, bolas de temari e uma árvore feita de açúcar. Para explorar o museu há um custo simbólico de JP¥ 100,00 e o visitante ainda recebe um origami de presente.

Endereço: 2 Chome-2-45 Nagamachi, Kanazawa-shi, Ishikawa-ken

Maeda Tosanokami-ke Shiryokan

Fachada da casa Maeda

Um dos mais importantes museus da cidade. São dois andares de exposição com dois conjuntos de armaduras belíssimos.

No entanto, uma exigência da curadoria é a proibição de fotografias. Além dos belos artefatos dos samurais, o verdadeiro tesouro são os pedaços de papel.

Como o próprio nome do museu indica, o clã Maeda recebe atenção especial no espaço já que a família dominou política e militarmente a região por mais de 300 anos.

Endereço: 2 Chome-10-17 Katamachi, Kanazawa, Ishikawa-ken

Nomura Clã Samurai

Interior do museu com vista para o jardim

Considerado por muitos como o museu mais bonito do distrito, a casa do clã de samurais Nomura recebeu má fama há alguns anos graças aos caprichos do proprietário anterior.

No entanto, já foi restaurada e é um dos destinos mais sofisticados da cidade, afinal, Nomura pertenceu ao alto escalão samurai.

Isso significa que a residência tem todo o glamour da aristocracia nipônica do período Edo. A casa possui uma série de artefatos e itens do período medieval japonês para aprimorar a abstração da vida cotidiana de um bushi.

Os jardins da casa foram especialmente desenhados para serem contemplados de diversos ângulos diferentes, tanto dentro, quanto fora da residência dos Nomura.

Há um espaço no segundo andar da casa para os visitantes experienciarem uma boa xícara de chá enquanto contemplam as belezas dos jardins.

Endereço: 1 Chome-3-32 Nagamachi, Kanazawa

Kaga Honda Samurai

Mostra com armas samurais

Kaga Honda Samurai é o maior museu de samurais de toda Nagamachi. O edifício fica mais próximo ao castelo de Kanazawa do que dos outros.

Ele traça a trajetória do clã Honda com documentos de seus feitos, brasões de família, armaduras e outros itens e artefatos.

Endereço: 3-1 Dewamachi, Kanazawa, Ishikawa-ken

Leia também

Edo Wonderland: o parque temático do shogunato no Japão 

Okage Yokocho é rua charmosa com atmosfera de gratidão 

3 cidades mais preservadas para visitar no Japão 

Ashigaru Shiryokan

Ashigaru Shiryokan

Não são apenas as grandes personalidades que estão imortalizadas no distrito samurai de Kanazawa, os soldados e baixos oficiais, os ashigaru, também têm um local dedicado a seus esforços e sacrifícios.

Ele pertenceu as famílias Shimizu e Takanishi. Diferente de outras regiões do Japão em que os ashigaru eram pessoas pobres, em Kanazawa eles recebiam casas com jardins.

Aparentemente, durante o período de paz eles trabalhavam frequentemente como mensageiros de outros daimyos e samurais de médio e alto escalão.

Endereço: 1 Chome-9-3 Nagamachi, Kanazawa

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link