O mochi é uma comida auspiciosa para os japoneses no primeiro dia do ano novo. A sopa Ozoni leva os bolinhos de arroz aglutinado e é apreciado no dia 1 de janeiro para atrair sorte.
Receita de sopa Ozoni
No Japão é comum comer essa sopa pela manhã do dia 01. A receita abaixo é uma mistura do estilo de Kanto e Kansai.
Em Kansai é costume fazer a base do caldo com dashi de kombu e missô branco. Em Kanto é feito com dashi de katsuboshi e shoyu.
Tanto faz o formato do mochi, ele pode ser do tipo retangular (Kanto) ou arredondado (Kansai).
Ingredientes – serve duas pessoas
4 kirimochi redondo ou retangular;
1 cenoura pequena;
1 rabanete Daikon;
2 cogumelos shiitake;
50 gramas de frango;
60 gramas de komatsuna (espinafre japonês);
Kamamoko (massa de peixe);
1 satoimo (inhame japonês Taro);
20 gramas de kombu;
20 gramas de katsuoboshi (flocos de peixe bonito);
1.100 ml de água;
½ colher de sopa de sal;
1 colher de sopa de shoyu usukuchi;
O shoyu usukuchi é mais salgado e mais claro, pois é misturado com mirim. É muito usado em receitas, mas se não encontrar pode usar o koikuchi que é o mais encontrado para vender no Brasil.
Já ensinamos aqui a diferença entre alguns shoyus, se não viu, leia também: A magia do shoyu na culinária japonesa: conheça os diferentes tipos e saiba escolher o ideal
Modo de preparo
Primeiro, coloque as algas kombu secas em uma panela e acrescente 1 litro e 100 ml de água e deixe descansando por 30 minutos.
Corte os vegetais
Enquanto isso, corte o frango, o daikon, a cenoura, satoimo, cogumelos e kamaboko.
Se quiser use formas de diferentes formatos para deixar a apresentação mais bonita e não esqueça de descascar o satoimo, a cenoura e o daikon.
É comum cortar a cenoura em formato de flor e fazer corte com faca para parecer estrela no topo do shiitake.
Cozinhe o espinafre
Ferva água suficiente para cozinhar o espinafre japonês (komatsuna) por três minutos. Não precisa cortar, coloque as folhas inteiras. Remova e coloque na água gelada.
Aperte com as mãos para tirar o excesso de água e corte em pedaços de 5 centímetros. O daikon, satoimo e a cenoura devem cozer no vapor ou na água, quando ficarem macios retire e reserve.
Tostando o mochi
Coloque o kirimochi no forno ou grelha até ele ficar levemente tostado. Cuidado para não queimar, cinco minutos serão suficientes.
Caldo
Agora, esquente a água com kombu e remova a alga marinha antes que comece a ferver. Assim que levantar fervura desligue o fogo e adicione os flocos de peixe bonito. Deixe por três minutos.
Coe o líquido. O kombu e o katusoboshi (flocos) que sobrarem podem ser armazenados no freezer para fazer mais um caldo depois.
Leia também
Confira 10 temperos japoneses para usar na culinária
Conheça 8 molhos japoneses deliciosos e úteis em preparações variadas
Zodíaco japonês: 2020 será o ano do rato (nezumi) no Japão
Monte a sopa
Coloque o caldo em uma panela grande em fogo alto. Adicione o sal e shoyu. Prove e acerte o tempero do seu gosto.
Adicione o frango e assim que ele mudar de cor, adicione os cogumelos shiitake, daikon, cenoura, satoimo, kamaboko e kirimochi. Deixe por cinco minutos.
Em uma tigela, coloque os vegetais, kirimochi e o frango para servir uma pessoa. Molhe o espinafre no caldo e depois, coloque junto com outros vegetais na tigela. Coloque o caldo por último e sirva.
Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.