Sailor Moon: conheça curiosidades do anime e mangá

O mangá Bishoujo Senshi Seera Muun (18 volumes) foi feito entre 1992 a 1997. Já o anime Sailor Moon teve 200 episódios (5 temporadas) e toda série rendeu três longas, uma película live action, séries de televisão, videogames, musicais e muitos livros e obras dedicadas.

O mangá começou a ser vendido em março de 1992 e o primeiro episódio do anime foi ao ar em julho de 1992 pela TV Asahi.

Nesse dia, os japoneses conheceram Usagi Tsukino, uma jovem estudante de Tokyo de apenas 14 anos.

Ela encontra um gato preto Luna e ele lhe conta que ela é guardiã do amor e da justiça Sailor Moon reencarnação da princesa do reino da lua e sua missão é salvar a terra da rainha Beryl.

Usagi encontra Luna em Sailo Moon

Logo ela descobre outros guardiões e guerreiros ao redor do universo. Ami era a Sailor Mercúrio, Rei era Sailor Marte, Makoto Sailor Júpiter e Minako era Vênus.

Usagi e seus cabelos

Penteando os cabelos de Usagi

Nos primeiros sketches da personagem Usagi seu cabelo era da cor rosa e depois virou loiro. Além disso, inicialmente a personagem ganharia cabelos prateados depois de virar sailor.

No entanto, Naoko Takeuchi não gostou do resultado, pois na impressão final parecia que seu cabelo era cinza. No entanto, a rainha Serenity e mãe de Sailor Moon acabou com o cabelo prateado.

Não para a Walt Disney

Em 1997, a Walt Disney quis comprar os direitos de Sailor Moon, mas Takeuchi recusou a proposta.

Sailor popular

Sailor Mercúrio

No Japão, a sailor mais popular era a Mercúrio, pois ela quem passava os recados educacionais nos episódios.

Tabus

Os personagens femininos principais eram fortes, independentes, lutavam e defendiam o planeta.

Naquela época era incomum que o estilo shojo fizesse sucesso mundial, mas Sailor Moon mostrou que o gênero de animes para garotas tinha enredos interessantes e histórias poderosas.

Censura

Personagens LGBTQ+

Quando foi reproduzido no ocidente, o anime teve mudanças. Originalmente a história tinha vários personagens homossexuais e transgêneros. Zoycite e Kunzite, vilões do Dark Kingdom faziam parte dos reis celestiais e eram um casal.

Em muitos países, Zoycite virou uma mulher. Na Espanha eles viraram tio e sobrinho. Isso aconteceu com outros personagens.

A sailor Urano (Haruka) e Netuno (Michiru) também eram um casal na terceira temporada. Seus diálogos e cenas sofreram modificações para que virassem apenas amigas.

Inspiração

O mangá Codiname: Sailor V foi a inspiração de Naoko Takeuchi para criar Sailor Moon. Na série a personagem principal era a Sailor Vênus e Takeuchi era autora. Outra referência era a série Super Sentai.

História de amor grega

Serenety

A história de amor entre a princesa Serenity e o príncipe Endyminion foi inspirada em Selene e Endimion da mitologia grega.

Endimion era um criador de ovelhas e cai de amores pela deusa da lua Selene. Apaixonada ela pede a Hipos que desse juventude eterna ao seu amado e em troca ela dormiria para sempre. Quando Endimion fosse visitá-la  acordaria momentaneamente.

No anime, o amor dois dois era proibido por serem de mundos diferentes. Então, uma guerra explode e todo mundo morre menos a rainha Serenity, o gato Luna e Artemis.

Muitos fillers no Sailor Moon

O mangá e o anime foram lançados em datas muito próximas. Enquanto, o mangá era mensal, o anime era semanal.

Isso fez com que os criadores do anime tivessem que fazer episódios fillers que nada tem a ver com o enredo, enquanto esperavam a história desenrolar no mangá. Ao todo foram 200 episódios do anime, enquanto foram apenas 18 volumes do mangá.

Sucesso mundial

Sailor Moon foi transmitido em 80 países e traduzido para 42 línguas com fãs por toda a parte do mundo.

Inspiração na vida de Takeuchi

Criadora de Sailor Moon Naoko Takeuchi
Naoko Takeuchi

A criadora do mangá deu entrevistas declarando que a personalidade de Usagi (temperamental e chorona) foi inspirada em sua adolescência e a família de Usagi recebeu os nomes de seus familiares na vida real.

Usagi chorando

Sailor Moon Crystal

Cena de Sailor Moon Crystal

Depois que o anime acabou em 2004 a Toei lançou Sailor Moon Crystal, uma versão mais fiel ao mangá e com menos cenas sensuais.

Leia também

Casal poderoso

foto de Togashi e Takeuchi

A criadora Naoko Takeuchi é casada com o criador Yoshihiro Togashi de Yu Yu Hakucho e Hunter x Hunter.

Gatos alienígenas

Luna e Artemis de Sailor Moon

No anime, Luna e Artemis são sobreviventes do reino da lua. No mangá eles são do planeta Mau. Nesse planeta os habitantes são gatos, mas se transformam em humanos.

Curiosidades Sailor Moon

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link