O trem-bala Maglev usa magnetismo e por isso não encosta nos trilhos e será mais rápido. A expectativa é grande para seu lançamento em 2027 para Tokyo e Nagoya e posteriormente em 2037 em Osaka.
Trem-bala Maglev
O sistema de trem-bala no Japão é conhecido como shinkansen e revolucionou a forma como os japoneses viajavam entre cidades a partir de 1964.
Atualmente o mais rápido atinge 285 km por hora e uma rede de 2.765 km cobertos pelos trens-balas. Usando tecnologia de ponta, aerodinâmica e trens com autonomia de controle eletrônica.
O trem Maglev é diferente, pois usa um sistema eletrodinâmico sistema chamado EDS. Em vez de trilhos de metal, ele usa supercondutores magnéticos e (com a velocidade certa a partir de 120 km) faz o trem flutuar cerca de 10 centímetros.
Sem a fricção eles viajam mais rápido e cortará pela metade o tempo de chegada. Além disso, requer menos manutenção, assim como proporcionará uma viagem mais confortável e segura.
500 km por hora
Ele ainda está sendo testado na linha Chuo. Em um demonstrativo de 2015, quebrou recorde de velocidade ao atingir 603 km/h. Quando tudo estiver pronto, a média será de 505 km/h.
Atualmente, demora uma hora e meia de Tokyo a Nagoya e duas horas e vinte de Tokyo até Osaka.
O novo shinkansen economizará 40 minutos entre a capital e Nagoya e 67 minutos de Tokyo a Osaka.
Estima-se que o projeto dedicado a fazer isso acontecer tenha girado em torno de 9 trilhões de ienes. Felizmente o preço das passagens será apenas entre 6% e 7% mais cara do que é cobrado atualmente, segundo comunicado da JR.
Esse trem será um passo a mais desde que o shinkansen foi lançado e melhorará ainda mais as viagens entre Tokyo, Osaka e Nagoya. Além disso, melhorará o turismo e a qualidade de vida dos japoneses.
Eficiente, rápido e emite menos carbono e consome menos energia. Será uma opção e será competitivo com as viagens de avião.
Leia também
- Shinkansen: Japão testa trem bala mais rápido do mundo
- Wi-Fi de graça disponível em todas as estações de shinkansen
- 3 dicas para economizar com transporte no Japão
Yamanashi Maglev Exhibition Center
Quem ficou curioso e quiser ver o trem-bala, existem uma exibição em Yamanashi. Lá será possível ver o modelo L0, aprender sobre a tecnologia maglev e experenciar através de um simulador como é viajar a 500 km por hora, além de outras atividades para família com espaço para crianças.
O vídeo abaixo está em japonês, mas pelas imagens é possível ver as outras atrações disponíveis no local.
Horários: 09hs às 17hs. Última admissão de entrada é 16hs30min. Não abre segunda, no dia seguinte a feriados públicos e no ano novo.
Crianças em idade pré-escolar não pagam, 420 ienes para adultos e 310 ienes para quem cursa o ensino médio (highschool) e 200 ienes para alunos de junior highschool e elementar.
Endereço: 2381, Ogatayama, Tsuru-shi, Yamanashi.
Além do trem com tecnologia maglev, outro shinkansen modelo Alfa-X entrará em operação em 2030 e terá em média 400 km/h.