Segundo foi relatado pelo CNN e outros periódicos, o coronavírus tem causado uma reação baseada no medo combinado com desinformação causando ataques discriminatórios contra a comunidade asiática. Suzu Hirose recebeu comentários maldosos online, mas não só.
Os descendentes de japoneses, chineses, coreanos, filipinos e tailandeses dos Estados Unidos e da Europa estão escutando xingamentos e até ataques físicos.
Suzu Hirose
Um incidente com a popular atriz japonesa Suzu Hirose repercutiu internacionalmente. Dia 30 de janeiro a Louis Vuitton postou uma imagem de Hirose.
Ela estaria presente na inauguração da flagship store Midouji Maison em Osaka em 1 de fevereiro. A atriz e modelo de 21 anos é conhecida pelos seus papéis na televisão em dramas, como Natsuzora, entre outros sucessos.
Ela vinha em uma onda de popularidade e sempre entrava em listas populares de revistas. No entanto, assim que o post saiu os comentários começaram a aparecer.
“Ahhhhh corona vírus!!!”
“Koronovirus”
“Está infectada”
Estes foram apenas alguns exemplos mais leves. Muitos já foram apagados pelos moderadores, mas a quantidade estava assustadora. Os japoneses se manifestaram também.
“Eu sou japonês. Eu fiquei muito magoado em ver esses comentários sobre o coronavirus”
“Hirose Suzu não tem nada haver com o coronavirus”
Em meio aos comentários maldosos pessoas apareceram pedindo mais bom senso de todos.
“Se você pensa que pode falar a palavra “coronavirus” quando encontra um chinês, você está completamente errado. Eu sou japonês e não sou chinês, mas quero que você (inclusive japoneses) saibam que os chineses NÃO DEVEM ser considerados como se tivessem coronavirus dada a sua nacionalidade. Portanto, por favor pare para pensar nos sentimentos dos outros antes de mandar comentários maldosos.”
Leia também
5 Cafés em Tokyo mais Instagramáveis para checar em 2020
Omoiyari: importância de pensar e se colocar no lugar do outro
Tetsu Nakamura: conheça a trajetória e história do herói japonês