Boneca Hakata: elegantes e delicadas são símbolo de Fukuoka

A boneca Hakata também conhecida como ningyi é feita com argila retirada do Monte Abutayama e é especialidade de Fukuoka especificamente em Hakata. Saiba mais.

Boneca Hakata

 Bonecas Hakata

Apesar de toda a região ser conhecida atualmente apenas como Fukuoka, existe uma parte conhecida como Hakata.

No entanto, não é oficial e conhecido apenas entre moradores locais quando a região era chamada assim. Fukuoka era dividida em duas cidades até 1889.

Como era uma cidade portuária, era conhecido por ser o local onde tendências estrangeiras surgiam e se espalhavam pelo resto do país.

Tradição das bonecas

Em 1600, o lorde feudal Nagamasa Kuroda (1568-1623) virou governador de Chikuzen (em Hakata). Após a batalha Sekigahara, o damyo Tokugawa Ieyasu concedeu esse poder político e terras.

Kuroda trouxe consigo muitos artesãos habilidosos para a construção de seu castelo. Foi então que bonecas de cerâmica (argila) passaram a ser produzidas por Masaki Soshichi.

A aparência que conhecemos hoje data do período Edo (1603-1868) com bonecas coloridas e realísticas. É dessa época que nomes ficaram conhecidos, como Nakanoko Kichibei e Shirozu Buhei também. Eles vendiam bonecas em toda Kyushu.

Reconhecimento internacional

Geisha Hakata

Na era Meiji, elas foram expostas em Paris e encantaram os ocidentais. Então, passaram a ser exportadas e se tornaram símbolo do Japão. Por isso, faz muito sucesso entre turistas que vão ao país e acabam levando uma de lembrança.

Orgulho nacional

O resultado são bonecas delicadas e lindas. São consideradas orgulho nacional. Inclusive, muitos soldados americanos levaram como souvenir para casa após o fim da II guerra mundial.

De visual vintage são consideradas raridade e são valorizadas (sobraram poucas no Japão), já que as bonecas produzidas após a guerra passaram a ter visual contemporâneo.

Por muito tempo, elas foram admiradas pelas japonesas como padrão de beleza. Elegantes, com pele perfeita, graciosas e com curvas delicadas.

Processo de fabricação

Artesão pintando detalhes da boneca Hakata

O artesão faz um desenho e tenta captar a atmosfera a partir de um modelo vivo. O primeiro protótipo moldado na argila demora cerca de 90 dias para ficar pronto.

Separada em partes

Depois a boneca feita em modelo inteiro é separada em pequenas partes. Cabeça, mãos, torço, braços e pernas para serem trabalhadas individualmente. Delas são feitos moldes.

As peças secam por dez dias até ir ao forno a altas temperaturas (900 graus Celsius) por oito horas. Só então recebe as pinturas com tintas vegetais, tecidos, entre outros detalhes. O processo todo de acabamento leva meses.

Variedade no Japão

Algumas de luxo com pintura dourada podem custar mais de um milhão de ienes. Existe muita variedade e na região tem bonecas de todos os preços todas vindas de Fukuoka.

É possível encontrar boneca Hakata em formato de criança, de geisha, de personalidades históricas, atores kabuki, lutadores de sumô, samurais, entre outros.

Boneco de lutador de sumô

Boneco de Daruma

Boneco teatro Kabuki

Leia também

Anos de técnicas

O trabalho artesanal é complicado e apenas a geração mais antiga domina as técnicas que levam anos para serem aperfeiçoadas.

A profissão está prestes a sumir, mas os jovens não têm interesse em aprender esse tipo de artesanato. No entanto, existe grande procura entre pessoas interessadas na cultura japonesa.

No mês de julho elas ficam em evidência em Fukuoka. É quando acontece o festival Hakata Gion Yamasaka.

Bonecas lindas são colocadas em um barco chamado kazariyamakasa com 16 metros de altura e são carregadas no ombro de homens no festival. O percurso é de cinco quilômetros e existe uma competição entre times para ver quem chega primeiro.

Templo das bonecas

Além disso, o templo Shoshoin é conhecido por o templo das bonecas e muitas esculturas foram produzidas pelas mãos de Masaki Soshichi IV. Eles têm uma exposição com várias bonecas e bonecos realísticos.

Todos eles foram feitos por artesãos importantes e marcaram seu nome ao longo dos anos. É um ótimo local para visitar se aprecia as bonecas Hakata.

Boneca Hakata

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link