Estação Shinjuku Dungeons: um labirinto ou uma estação de metrô?

A capital Tokyo tem um problema proporcionalmente reverso aos trilhos brasileiros, a Shinjuku Station é o exemplo perfeito desses dois universos paralelos.

Quem já teve a oportunidade de utilizar a estação mais glamurosa do Japão sabe que as primeiras vezes são terríveis.

Se você está nesse grupo não se sinta mal, afinal, assim como o sufrágio é universal (ou ao menos deveria ser), a confusão nas masmorras da Shinjuku Station também é.

Naturalmente estrangeiros encontram muito mais dificuldades para se locomover na estação mais movimentada do mundo, mas os japoneses também se sentem tão confusos quanto os turistas desavisados.

Dungeons Shinjuku Station

Entrar na Shinjuku Station sem ter alguma experiência prévia é como entrar no clássico desenho animado Caverna do Dragão (Dungeons and Dragons) onde as placas e mapas são como o Mestre dos Magos.

Os aventureiros que adentram nessa gigantesca e pitoresca estação que mais parece um layout de videogame procuram informações de como sair desse labirinto.

Lamentavelmente, a única coisa que podem encontrar é o Mestre dos Magos e seus enigmas impossíveis.

Por exemplo, ao entrar no site da estação de Shinjuku para visualizar o mapa, o visitante terá que lidar com o fato de que a parte norte da estação é virado para esquerda, ou seja, a oeste.

Na imagem abaixo, o círculo vermelho é a saída leste, o azul é a saída oeste e o corredor central leste e oeste é o círculo verde, só para deixar as coisas mais interessantes.

Mapa da estação de Shinjuku

E essa é apenas uma das dificuldades e complicações para encontrar seu caminho para fora dos labirintos.

Complicações adicionais

Nessa grande Triângulo das Bermudas chamada Shinjuku Station, às vezes, o caminho para chegar ao sul é exatamente o mesmo para chegar ao norte da estação como você pode conferir na foto abaixo.

Em outras ocasiões, o aventureiro precisa escolher entre uma informação escrita (caso saiba japonês ou inglês) ou seguir em frente na seta da fé cega.

Mapa da estação

Leia também

Portal de saída

A JR East possui um aplicativo para ajudar as pessoas se localizarem melhor na estação de Shinjuku.

Para baixar o app para iOS: Link para o site da Apple

Para baixar o app para Android: Link para o site Google Play 

Estação Shinjuku
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link