O segredo do homem mais velho do mundo é seguir sorrindo

Chitetsu Watanabe se tornou o homem mais velho do mundo e ganhou o reconhecimento do Guinness World Records dia 12 de fevereiro.

O aposentado contou a imprensa que o segredo de sua longevidade se dá em como ele encara a vida. Sempre com um sorriso, além de não ficar bravo nunca.

Ele vive em uma casa de repouso para idosos em sua cidade natal Niigata. Era o mais velho de oito irmãos, nasceu em 1907, teve cinco filhos e trabalhava com plantação de cana para fazer açúcar. Completará 113 anos no dia 5 de março.

Chitetsu Watanabe em sua juventude e agora

Hoje já sem os dentes não perdeu seu apreço pelos doces e contou preferir comer pudim e cream puffs por não precisar mastigar.

Watanabe se tornou o homem mais velho do mundo após Masako Nozaka que era detentor do título ter falecido ano passado com 113 anos. Kane Tanako continua sendo a pessoa mais velha viva com 117 anos.

Gentil

Chitetsu sentado sorrindo

A nora de Watanabe casada com o filho mais velho Tetsuo confirma que nunca viu seu sogro levantar sua voz ou ficar bravo. Ele é tranquilo e amoroso.

Ela contou que vem de uma grande família e teve a chance de conviver com seus netos e bisnetos. Por isso, tem muitos motivos para sorrir.

Leia também

Há uma década, o homem mais velho do mundo cuidava de 100 bonsais e costumava expor sua coleção até 2004.

Após se graduar em economia agrícola, se mudou para Taiwan e trabalhou na plantação de cana. Viveu por 18 anos lá com sua esposa Mitsue e seus filhos.

Depois que voltou ao Japão após servir na II guerra passou a trabalhar em escritório para o governo, mas nunca deixou de plantar frutas e vegetais na fazenda da família.

Em 1974, ele e seu filho mais velho construíram uma fazenda em uma terra de 1 hectare onde eles cultivam batatas, tomates, morangos e ameixas. Ele continuou trabalhando na terra até os 104 anos.

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link