A cidade de Kyotango é um pequeno paraíso gastronômico e turístico na província de Kyoto pouco explorado por turistas. Também é lá que a maioria dos kimonos do Japão são feitos.
Kyotango
Localizada na península Tango ao norte de Kyoto, Kyotango é uma das cinco cidades da província com acesso ao Mar do Japão (costa do Oceano Pacífico).
É reconhecida por sua excelência na qualidade do arroz, do saquê e seus frutos do mar. O prato mais apreciado da gastronomia local são os caranguejos no inverno.
Apesar de toda sua beleza natural, experiência gastronômica e muitos outros atrativos, a região é pouco visitada por turistas. A razão é climática.
Normalmente Kyotango tem o céu mais nublado e o sol aparenta brilhar menos do que nas outras regiões. Além disso, o oceano Pacífico é gelado.
E por falar em frio, por vezes, os invernos podem durar mais do que esperado em condições bem severas. Se por um lado isso prejudica o turismo, isso também faz de Kyotango um lugar mais intimista.
E no princípio era a seda
Embora a nova Kyotango tenha sido inaugurada em 2004, sua história é tão antiga quanto o próprio estado japonês. Desde o período Nara (710 – 794), essa região de Kansai forneceu seda ao Imperador e sua corte.
Por cerca de mil anos Kyotango produziu seda de alta qualidade para a aristocracia japonesa. Mas por volta de 1720, os produtores da região aprenderam uma técnica criada em Kyoto chamada chirimen.
Além de levar a nova técnica, esses tecelões implementaram e desenvolveram o chimiren por toda a península de Tango. Era o início de uma nova era.
Supremacia tecelã
Ao final do período Edo e início da era Meiji, Kyotango enriqueceu graças a produção de tecidos. Ao longo dos anos muitas famílias foram passando suas técnicas de geração para geração.
Até hoje é possível ver uma série de empreendimentos antigos tombados como patrimônio histórico.
Hoje em dia, a cidade costeira produz mais de 60% das sedas para kimonos que serão tingidos pelas diferentes técnicas como yuzen e komon.
Leia também
- Nihon Sandia Yakei: conheça as melhores paisagens noturnas do Japão
- Roupas e acessórios do Japão: seis itens ainda usados atualmente
- Geta: entenda a função da sandália japonesa tradicional
Mesmo com mais de mil anos de tradição em seda e 300 anos no mercado de kimonos e roupas tradicionais, os tecelões de lá não pararam no tempo.
Diversos produtores modernizaram seus equipamentos e diversificaram os tecidos à moda contemporânea.
Um roteiro imperdível aos amantes das roupas tradicionais do Japão. Além disso, Kyotango é um dos três Amanohashidate (Três Vistas Panorâmicas do Japão) do país (a famosa ponte para o céu).