Receita de temaki para surpreender em qualquer ocasião

O temaki é um dos sushis mais amados no Brasil. No Japão, é conhecido como temaki-zushi ou temaki sushi. No entanto, a receita de temaki japonesa não tem toda a variedade exótica que encontramos por aqui. Portanto, sem cream cheese, doritos, entre outros, como alguns restaurantes fazem.

Sabores complementares

A ideia é ter toppings que complementem o sabor do peixe e do arroz, que são os ingredientes principais.

Receita para comemorações

Além disso, a receita de temaki é uma preparação que os japoneses costumam fazer em casa para celebrações e menos comum em restaurantes no Japão.

Afinal, seu formato é perfeito para um consumo rápido, individual e com a personalização dos recheios. É muito gostoso reunir as pessoas e cada um fazer o seu.

Diferenças

Receita de temaki

Uma diferença evidente fica por conta do tamanho e corte do peixe. No Japão, ele é bem menor e os ingredientes são cortados em tiras.

Então, o peixe não costuma ser picado ou ter opções de 100 gramas ou mais como encontramos aqui.

No entanto, nada te impede de montar nesse estilo. Apenas dobre a quantidade de ingredientes para picar e corte a folha nori em pedaços maiores.

Além disso, na hora de comer não é comum regar o temaki com shoyu como fazemos aqui. Ele é mergulhado assim como fazemos com sashimi em um pratinho separado.

Receita de temaki

Temakis e ingredientes

O segredo do temaki está no arroz e na hora de escolher a folha de alga marinha nori, que deve ser bem sequinho e sem sal.

Na receita abaixo ensinamos fazer receita de salmão, atum e camarão, mas você pode usar enguia anago, omelete japonesa tamagoyaki, ovas e outros tipos de peixe também, como lula e vieira.

Ingredientes

Serve três pessoas e o tamanho dos temakis é pequeno. Ideal para comer em pequenas porções.

300 gramas de arroz japonês;

300 ml de água;

1 colher de sopa de saquê;

1 folha 5 cm por 5 cm de kombu;

2 colheres de sopa de gergelim branco torrado;

1 gengibre pequeno;

40 ml de vinagre de arroz;

½ colher de sopa de açúcar;

1 colher de sopa de sal;

4 camarões grandes;

200 gramas de atum;

200 gramas de salmão;

Folhas de alface lisa ou crespa;

Cebolinha picada;

1 pepino;

50 gramas de takuan;

10 folhas de shiso;

Pacote de folhas de nori;

Maionese;

Wasabi;

Shoyu.

Modo de preparo

Lave o arroz e coloque na panela elétrica com 300 ml de água, 1 colher de sopa de saquê e a folha kombu. Deixe o arroz de molho com os ingredientes por 30 minutos antes de ligar a panela.

Corte o gengibre em pequenos pedaços. Esmague alguns grãos do gergelim com os dedos para aumentar seu sabor. Em um recipiente misture o açúcar, vinagre de arroz e o sal.

Remova a folha de kombu do arroz após ele ficar pronto (pode usar quente) e adicione o gengibre picado, o gergelim e a mistura de líquidos.

Misture bem para o arroz incorporar todos os elementos. Reserve.

Recheios

Limpe os camarões e os espete em palitos individuais. Ferva água em uma panela com sal e coloque os espetos. Deixe por três minutos e retire. Corte ao meio em comprimento longo. Corte o salmão e atum em tiras com 0.5 centímetro.

Agora, corte o pepino em fatias diagonais e depois em palitos finos. Faça o mesmo com o takuan. Retire os talos das folhas de alface e de shiso.

Dobre e corte o nori em retângulo e depois dobre ao meio para formar pequenos quadrados. No entanto, tem gente que prefere usar retângulos para fechar o cone com mais segurança e rechear bem. Faça como preferir.

Coloque todos os ingredientes em bandejas e pratos para montar os temakis.

Ingredientes temaki na mesa

Leia também

Montagem

Pegue uma folha de nori e coloque uma porção de arroz ao meio bem espalhado, uma folha shiso, uma tira de salmão e atum, um pouco de wasabi e enrole até formar um cone.

O objetivo é enrolar e comer imediatamente para o nori não perder seu aspecto crocante. Não é comum deixá-los preparados antes, pois a alga costuma ficar borrachuda e difícil de partir com os dentes.

montagem temaki

Faça temakis usando diferentes combinações com todos os ingredientes da bandeja. O salmão fica ótimo com folha de alface e um pouco de maionese e pepino. Molhe o temaki no shoyu e bom apetite!

temaki pronto

Receita de temaki
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link