4 brincadeiras japonesas divertidas para ajudar a passar o tempo

As brincadeiras japonesas já foram muito úteis quando não havia videogames ou outros passatempos que dependem da tecnologia. São brincadeiras simples que podem ser feitas pelas crianças e até adultos.

1. Kakurenbo

O clássico esconde esconde tem sua versão japonesa e essa brincadeira é fácil de organizar. Uma pessoa deve fazer o papel de oni e deve cobrir os olhos e contar até dez.

Enquanto isso, as outras pessoas devem se esconder. Assim que terminar a contagem, o oni deve perguntar mou ii kai? (vocês estão prontos?).

Já quem está escondido deve responder I mou ii yo! (Sim, estamos). Caso todo mundo não tenha achado um lugar para esconder é só responder mada da yo!

Assim que o oni achar quem está escondido é só gritar mitsuketa! (te encontrei). Então, a primeira pessoa a ser encontrada deve ficar no lugar do oni.

2. Darumasan Ga Koronda

Essa é uma das brincadeiras japonesas mais legais, mas será preciso um espaço maior para brincar, por exemplo, um corredor extenso. Uma pessoa deve se tornar o daruma e deve ficar em uma ponta e de costas e deve dizer Darumasan Ga Koronda!

Enquanto grita a frase, os outros devem correr em sua direção. Assim que estiver ao final da frase, a pessoa deve se virar para olhar e elas devem parar.

Se o Daruma perceber que alguém se mexeu, deve apontar e essa pessoa deve voltar a posição inicial. O objetivo é se aproximar do Daruma cada vez mais até tocá-lo.

Quando isso acontecer, a pessoa deve tomar o lugar do Daruma e iniciar a brincadeira novamente.

3. Janken pon

A brincadeira japonesa clássica pedra, papel e tesoura. I guu é pedra, I choki é tesoura e I paa é papel. Pedra ganha de tesoura, tesoura ganha de papel e papel ganha de pedra.

Se houver empate é só dizer I aiko de sho e todos devem mostrar suas escolhas novamente e ao mesmo tempo com apenas uma mão.

4. Ayatori

Ayatori é uma brincadeira japonesa que envolve formar figuras fazendo movimentos com as mãos.

Para brincar é preciso ter uma corda ou linha de 160 centímetros arrematadas por um nó para formar um círculo. É um jogo que dá para brincar sozinho e algumas figuras precisam de ajuda de outra pessoa.

Leia também

Brincadeiras japonesas

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link