Aprenda a preservar as flores de cerejeira no sal para usar em receitas

Na época da primavera no Japão e o desabrochar das flores de cerejeira, o país fica tomado por produtos e receitas que levam as sakuras.

Já ensinamos a fazer um cheesecake lindo e agora veremos como preservar as flores de cerejeira para usar em receitas o ano todo.

Lembrando que no Japão é considerado muito rude arrancar as flores e galhos, por isso, nunca faço isso lá. Deve-se esperar que elas caiam de forma natural. Ao final da estação é possível fazer uma boa colheita na grama dos parques.

Pacote de flor de sakura

No Japão, as flores são vendidas secas ou preservadas no sal nos mercados e lojas também.

Colheita

A maioria do aroma e sabor da cerejeira está concentrado nas folhas. Portanto, é legal colher um pouco para usar em receitas. As pétalas devem estar inteiras e evite pegar botões que não se desenvolveram.

Evite pegar flores do chão de árvores perto de estradas e rodovias e prefira fazer a colheita em parques.

Ingredientes

Flor de sakura no sal

200 gramas de flores de cerejeira;

50 gramas de sal;

4 colheres de sopa de vinagre branco;

50 gramas de sal para o segundo estágio;

Modo de preparo

Remova as flores dos galhos (se tiver) e deixe os caules. Lave em água fria e tome cuidado, pois as pétalas são delicadas.

Escorra a água e seque em papel toalha sem fazer pressão demais ou amassar. Misture os 50 gramas de sal e deixe em uma tigela.

peso em cima das flores

Coloque um *peso de 400 gramas por cima e cubra tudo com filme plástico. Deixe descansar por uma noite. Esse processo extrairá a água das flores.

Vinagre

No dia seguinte, retire a água em excesso com delicadeza e coloque o vinagre branco. Coloque um *peso de 100 gramas  sobre as flores e cubra com papel filme. Deixe por três dias.

Se não quiser descartar o vinagre no próximo passo, guarde e faça onigiris.

*Você pode usar um pote com água para fazer o peso.

Secagem

Pegue uma base de madeira ou de bambu e coloque papel toalha por cima. Espalhe as flores e deixe secar na sombra e local seco por mais três dias.

Flores de cerejeira secas

Mais sal e guarde

Depois, adicione os outros 50 gramas de sal e coloque as flores em uma jarra limpa e com tampa. Mantenha em temperatura ambiente até precisar usar em receitas.

O sal ficará com sabor de flor de cerejeira e você pode usar em suas preparações. Quando for fazer receitas doces é só mergulhar as flores em uma tigela com água.

Chá de flor de cerejeira

Leia também

Flor de cerejeira seca no sal
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link