Confira as 10 raças de gatos mais populares do Japão

No Japão, a companhia de seguros para animais Anicom realizou uma pesquisa para saber quais foram as raças de gatos mais populares do Japão em 2019. Confira!

10. Azul Russo

Gato Azul Russo - Gato mais popular do Japão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Originário da Rússia, os Azuis Russos são felinos amorosos com seus amigos humanos, mas normalmente são um pouco tímidos com pessoas desconhecidas.

Adoram brincar e tendem a miar pouco. Por outro lado, alguns deles podem não simpatizar muito com crianças, pois são extremamente sensíveis.

O Azul Russo foi o 10º gato mais popular do Japão em 2020 com 3,3% da preferência dos clientes da Anicom.

9. Maine Coon

Maine Coon

O maior felino do mundo é também o mais antigo gato de pelo longo do mundo. Natural do estado de Maine nos EUA, os Maine Coons são conhecidos como os gigantes gentis.

Sua história está intimamente ligada a vida no campo, afinal, é um habilidoso caçador de ratos e deixavam a propriedade livre de roedores.

No entanto, precisa de espaço para se exercitar, atenção e uma dieta balanceada. Brincalhão e amoroso são a preferência de 3,4% do público.

6. Bengal

Gato Bengal

Esse pequeno leopardo é resultado de um cruzamento entre o gato-leopardo asiático com rajados domésticos nos EUA na década de 60. É o preferido de 4,5% dos japoneses.

Eles se parecem muito com um gato selvagem. Apesar disso, são os que mais se apegam muito a seus amigos humanos.

Por sua vez, seu instinto selvagem sempre estará lá. Por isso, assim com os Maine Coons, os Bengals precisam de espaço para brincar e se exercitar. Afinal, é um gato grande.

7. Ragdoll

Ragdoll

Ragdoll são os exemplares perfeitos dos tão amados gatos de colo. Seus pelos são macios e seus movimentos são suaves, considerados uma das melhores raças para quem mora em apartamento.

Tendem a se relacionar bem com todos os membros da família, são tranquilos e não costumam se aborrecer com facilidade.

Mas são consideravelmente preguiçosos e tendem a engordar com facilidade. Por isso precisa de um estímulo para se exercitarem. Os Ragdolls são os melhores amigos de 5% dos japoneses.

6. British Shorthair

British Shorthair

Quem é fã dos filmes de terror dos anos 80 irá se lembrar do icônico gato cinza de olhos amarelos Church do filme Pet Sematary (Cemitério Maldito).

Os British Shorthair são gatos extremamente dóceis e carinhosos. São os preferidos para 6,5% dos japoneses.

Por serem muito inteligentes, adoram brincadeiras elaboradas que exigem esforço físico e mental. No entanto, são propensos ao sedentarismo.

5. Norueguês da Floresta

Norueguês da floresta

Os misteriosos e místicos Noruegueses da Floresta aparecem na 5ª posição com 7,3% da preferência da lista de gatos mais populares do Japão. Apesar de serem companhias maravilhosas, são extremamente territorialistas.

Gostam de ser paparicados e sabem diferenciar os comentários. De acordo com a lenda de sua história, esse caçador nato sabe exatamente o que os homens carregam em seus corações.

É considerado um gato mágico, pois quando está em meio as árvores das florestas, aparecem e desaparecem com mágica.

4. Vira-latas

Gato SR

Apesar de todos os gatos serem praticamente divinos (e existem santuários no Japão para dar suporte ao adjetivo), nada como um bom, fiel e leal vira-latinha como amigo.

Gatos sem raça definida nunca deixam de surpreender com as mais diversas personalidades, mas o amor e o companheirismo que esses pequenos felpudos oferecem a seus amigos humanos é fora do comum.

Por essas e outras, os gatos vira-latas são a preferência de 9,4% dos donos de gato do Japão desbancando raças consideradas raras como o próprio Norueguês da Floresta.

3. American Shorthair

American Shorthair

Tão belos e parecido quanto os Bengals, os American Shorthair são um dos gatos mais populares do Japão e mais indicados para famílias por serem dóceis com crianças, cachorros e até mesmo outros gatos.

Não por acaso ocupam o 3º do pódio com 9,9% da preferência. Mas apesar de toda essa doçura com a família, é um gato relativamente preguiçoso e com forte tendência a engordar.

Por outro lado, seu instinto de caçador mantém roedores fora do lar. Portanto, é relativamente fácil mantê-los em forma.

2. Munchkin

Munchikin

São os gatos com as pernas mais curtas do reino dos felinos, o que os fazem ser bonitinhos e engraçados sem qualquer tipo de esforço.

É um gato que ama brincar com outros gatos e com seus amigos humanos. Por isso é o preferido para 11,2% de companheiros de gatos no Japão.

Leia também

1. Scottish Fold

Scottish fold - Gato mais popular do Japão

Quem nunca gargalhou com esse cômico gatinho com cara de chateado? No entanto, não se deixe enganar por essa carinha engraçada, com a mesma facilidade o instinto de caçador pode surgir em seu rosto.

Os Scottish Folds se tornaram decacampões em 2020 com 18,1% da preferência dos donos de gatos do Japão.
É um dos mais fácil de cuidar e conviver, tendem a gostar igualmente a todos os membros da família e adoram ser escovados (apesar de sempre verem a atividade como uma brincadeira).

Mas alguns cuidados são importantes, pois engordam com facilidade, logo, é preciso estimular atividades físicas. Também podem desenvolver enrijecimento do rabo.

Gatos populares do Japão
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link