Um homem japonês de 57 anos que tinha Covid-19 e espalhou o vírus de propósito morreu no hospital por volta de 13 hs. As informações foram divulgadas pelo Japan Times no dia 18 de março.
Segundo as autoridades japonesas, o homem foi instruído a ficar em isolamento para tratamento no hospital depois de ter sido testado positivo no dia 4 de março em Gamagori em Aichi.
Na tarde do teste, o homem que não teve seu nome divulgado comunicou a sua família que ele espalharia o Covid-19 de propósito e pegou um táxi em direção ao primeiro estabelecimento. Depois foi a pé para outro.
Portanto, ele se dirigiu a dois izakayas (pub japonês) e chegou a falar com uma hostess do segundo local. Lá ele fumou, cantou karaokê, conversou com a mulher e saiu depois de 30 minutos.
Ele não apresentava sintomas e recebeu o teste depois que seus pais pegaram Covid-19. O homem morava com eles.
Ele foi hospitalizado no dia 5 de março e sua morte foi em consequência de uma pneumonia causada pelo coronavírus.
Ele desenvolveu febre e anormalidades em seu quadro respiratório. Além disso, ele sofria de câncer e seu sistema imunológico estava baixo.
Desde então, estava sendo investigado por obstrução do funcionamento de estabelecimento comercial, segundo Kyodo News.
A hostess do segundo izakaya se infectou e testou positivo para a doença no dia 12 de março.
Inicialmente, as pessoas com teste positivo eram hospitalizadas, mas por falta de leitos estão sendo orientatadas a ficar em isolamento em Aichi. Lá é um dos locais mais afetados com o coronavírus, segundo o NHK.
Na reportagem em japonês abaixo podemos ver cenas de câmeras de segurança do homem em um dos izakayas.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=20&v=YVQ44veXNoE&feature=emb_logo