Miyamoto Musashi: o samurai mais famoso do Japão que nunca perdeu um duelo

Se você é fã de cultura japonesa, provavelmente já ouviu falar de Miyamoto Musashi.

Considerado o mais famoso samurai do Japão, é hoje uma figura amplamente conhecida na cultura pop graças ao sucesso de obras como Vagabond, mangá de Inoue Takehiko, e Musashi, romance de Yoshikawa Eiji.

Quem foi Miyamoto Musashi

Mas quem exatamente foi Musashi? Sua biografia é envolta em mistérios, muito do que se diz pode ser apenas lenda, no entanto, acredita-se que tenha nascido entre os anos de 1581 e 1584, na província de Harima (Hyogo nos dias atuais).

Miyamoto Musashi é o nome pelo qual é mais conhecido, mas talvez você já tenha ouvido os nomes Shinmen Takezō, Miyamoto Bennosuke ou ainda o nome budista Niten Dōraku.

Miyamoto Musashi em sua melhor forma, usando duas espadas (Crédito: Wikipedia)

Criado pelo tio, recebeu educação budista, aprendeu a ler e escrever, e foi iniciado na arte do kenjutsu (técnica de espadas) ainda na infância.

Acredita-se que seu primeiro duelo tenha ocorrido aos treze anos, contra Arima Kihei, exímio espadachim, morto com golpes na cabeça.

Batalha de Sekigahara

Batalha de Sekigahara (crédito: divulgação)

Como se pode perceber, Musashi nasceu no final do período feudal japonês.

Diz-se que participou da Batalha de Sekigahara (1600), o famoso confronto que deu fim às guerras de unificação do Japão e levou Tokugawa Ieyasu ao poder.

Em 1603 temos o início do período Tokugawa (1603-1868), período este conhecido pela paz e também pelo fechamento das fronteiras japonesas ao resto do mundo.

Por causa disso, não participou de outras batalhas significativas, apenas duelos em suas viagens de aperfeiçoamento Japão afora. Credita-se a Musashi mais de 60 duelos.

Ignorava os costumes da época, não seguindo o bushidō à risca, andava desarrumado e por muitos anos, seja por estilo ou falta de recursos, sua única arma foi uma espada de madeira.

Musashi nunca perdeu um duelo em toda sua vida

Inaugurou o estilo Niten Ichi Ryu, que utilizava duas espadas ao mesmo tempo.

Tinha o corpo robusto e era mais alto que a média, por isso muitas de suas vitórias foram mais devido à força bruta do que necessariamente habilidade com a espada.

Também era um excelente estrategista, utilizando-se de sua inteligência para ganhar duelos contra oponentes mais habilidosos.

Ao longo de seu desenvolvimento como espadachim, viajou pelo Japão desafiando e sendo desafiado, criou seu próprio caminho na arte da espada, que imortalizou na obra “O livro dos cinco anéis”, livro finalizado em 1645, ano de sua morte, e até hoje lido e estudado principalmente por artistas marciais.


Leia também


Praticante de meditação zazen, também viveu alguns anos como heremita. Teve influência não só do budismo em sua filosofia, como também do confucionismo e artes como a dança.

Sua vida e obra continuam sendo amplamente exploradas. Seja qual for a mídia, cinema, literatura, quadrinhos, etc., sua lenda continua a ser alimentada e hoje sua popularidade ultrapassa as fronteiras do Japão.

Conheça 5 provérbios famosos de Musashi

“O guerreiro não deve morrer sem antes ter usado suas armas.”

“Entre a força e a técnica, vence a técnica. Se a força e a técnica forem iguais, vence o Espírito.”

“Os homens devem moldar seu caminho. A partir do momento em que você vir o caminho em tudo o que fizer, você se tornará o caminho.”

“Observação e percepção são duas coisas separadas; o olho que observa é mais forte, o olho que percebe é mais fraco.”

“Pense levemente em si mesmo e profundamente no mundo”

Quer saber mais sobre este grande personagem histórico?

Livros sobre o Miyamoto Musashi

  • Vagabond, mangá de Inoue Takehiko – editora Panini
  • Musashi, romance de Yoshikawa Eiji – editora Estação Liberdade
  • O Samurai: a vida de Miyamoto Musashi, de William Scott Wilson – editora Estação Liberdade
  • O livro dos cinco anéis, de Miyamoto Musashi – várias editoras

Assista

  • Musashi – Trilogia Samurai, de Inagaki Hiroshi – Versátil Home Vídeo

Especial no YouTube

Fonte: wikipedia

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link