No Japão moderno, muito do estilo de vida tradicional caiu em desuso, no entanto, ainda há muitas ferramentas e acessórios que continuam em alta desde tempos antigos. Ultimamente, há muitas lojas que vendem acessórios tradicionais japoneses, seja para uso próprio ou como forma de presentear as pessoas queridas. Se você for ao Japão, tenha certeza de passar numa loja desse tipo e levar para casa um ou mais desses souvenirs.
Bolsa fechada tipo “Gamaguchi” (boca de sapo)
No Japão, estas bolsas com fecho de metal são chamadas de gamaguchi ou boca de sapo, porque, quando aberta, lembra a boca de um. Essas bolsas são muito populares e tem de diversos tamanhos, e podem ser usadas como carteira, porta-treco, bolsa, porta moedas ou o que sua imaginação e necessidade pedirem. São muito fáceis de encontrar nas lojas japonesas, inclusive as que não são focadas em acessórios tradicionais.
Kinchaku
Kinchaku são pequenas sacolas de cordão que são usadas desde tempos imemoriais. Eles vêm nos padrões tradicionais japoneses e são usados de maneiras diferentes, como transportar doces, pequenos acessórios e até bento (a marmita típica dos japoneses).
Se você assiste muito dorama ou anime, já deve ter visto as meninas usarem um destes nos dias de festival, combinando com a yukata, não é?
Tabi
Tabi é a tradicional “meia” japonesa que têm os dedos divididos. Agora eles as vendem em versões mais modernas e fáceis de usar, ao lado de meias de estilo ocidental.
Furoshiki
Furoshiki é um grande pedaço de pano. Eles costumavam ser usados principalmente para embrulhar itens grandes, troca de roupas ou itens de viagem como uma espécie de trouxa. Hoje é frequentemente usado para embrulhar presentes ou como bolsa.
Leia também
- Omiyage no Japão: mais do que souvenir e lembrancinha
- Ochugen: a tradição japonesa dos presentes de verão
- 6 ideias de presentes do Japão simples, mas que agradam
Artesanato de chirimen (crepe japonês)
Chirimen é um tecido semelhante ao crepe e é usado como matéria prima básica na confecção de diversos itens. Tanto as bolsas gamaguchi quanto os furoshiki também podem ser confeccionados com este material.
Chirimen também é o nome da técnica milenar de confecção dos diversos objetos. De enfeites de cabelo à móbiles decorativos, é quase infinita a variedade de coisas que podem ser feitas.
Tenugui
Tenugui é uma toalha comprida, geralmente de algodão, que pode ser usada para o que você quiser, inclusive para fazer furoshiki. Hoje as pessoas a usam principalmente como toalha de mão ou lenço, mas no passado as pessoas costumavam usar para limpar o suor do rosto e do corpo.
As lojas japonesas vendem tenugui com estampas diversas, de tradicionais à modernas.
Sensu
Sensu é o leque dobrável japonês, muito fácil de transportar quando fechado e útil para os dias quentes. É um ótimo souvenir e as pessoas costumam deixá-lo de enfeite.
Tekagami
O tekagami é um espelho de mão muito usado na antiguidade. Hoje são vendidos em muitos padrões diferentes, mais fáceis de transportar.
E aí, gostou dos acessórios? Compraria em sua próxima viagem ao Japão?
Fonte: TsunaguJapan