Tenugui: conheça a história do tecido de 1001 utilidades

Tenugui, um pano tradicional japonês de aproximadamente 35x90cm, é mais do que apenas uma toalha retangular. Ele carrega uma longa história e é um presente maravilhoso para diversas ocasiões.

O tecido é usado há séculos. Dizem que foi criado durante o período Nara (710-794 d.C.). E mesmo com sua longa história, ainda é comumente usado hoje em dia como toalha, na decoração, parte do vestuário, etc.

Tenugui enquadrado

Período Nara (710-794)

O tenugui, no período Nara, é decorado com deuses e imagens religiosas (xintoístas e budistas) e também usado para a limpeza. À medida que avançamos no período Heian (794-1185), o têxtil se tornou um bem precioso que somente a classe alta podia possuir. Por isso, o tenugui não era mais usado para a limpeza, mas como um elemento importante nas cerimônias religiosas, como acessórios de vestuário durante esses rituais.

Exemplo do período Nara

Período Edo (1603-1868)

Quando entramos no período Edo (1603-1868), vemos o algodão sendo cada vez mais cultivado e o seu uso se espalhando. Diferente do cânhamo que era mais comumente usado até então, o algodão é muito mais absorvente e retem melhor as cores, sendo muito mais fácil de ser tingido do que o cânhamo. E é durante esse período que o pano está sendo chamado de Tenugui e pode ser encontrado geralmente em todas as famílias.

O tecido agora não é mais usado apenas por razões práticas, mas para fins estéticos. Era considerado um item de moda e as pessoas o usavam como acessórios de vestuário adequados às estações do ano. Alguns projetariam seus próprios tenugui como uma forma de expressão. Shows ou feiras que mostram a criatividade por trás dos tenugui também começaram.

O tenugui lentamente entrou nas artes clássicas japonesas como Rakugo (um tipo de teatro de uma única pessoa interpretando todos os papéis, como uma contação de histórias) ou danças tradicionais. Os amados dançarinos Kabuki ou lutadores de sumô o usavam com seu brasão impresso como cartões de visita a serem passados ​​a conhecidos de negócios.

Grandes lojas comerciais também usariam tenugui com o nome da loja impresso, em seus esforços de publicidade, como presentes para seus clientes. O pano também foi enviado como um favor em troca ou como um presente de cortesia quando um conhecido ficou doente e assim por diante. O tenugui não era mais apenas tratado como uma toalha de mão.


Leia também


Período Meiji (1868-1912)

Durante o período Meiji (1868-1912), com o influxo de cultura, tecnologia e conhecimento estrangeiros para o país, toalhas e lenços de terras estrangeiras se tornaram mais populares entre as pessoas, e os tenugui foram lentamente considerados algo fora de moda.

Atualmente, o tenugui está de volta aos holofotes com designs japoneses mais interessantes que combinam motivos modernos e tradicionais. Assim como as pessoas no período Edo, ele agora é dado como presente e usado ​​como acessório. Muitos o usam como peça decorativa, como caminho de mesa ou enquadrado como obra de arte.

Exemplos de uso

O tenugui definitivamente superou o tempo. Como você usa o seu? Aqui em casa, uso como toalha de mão na cozinha.

Assista a um processo de produção do tenugui

Fontes: TsunaguJapan, Wikipédia

tenugui
Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link