A Grande Onda de Kanagawa, conheça a história desse famoso quadro

A Grande Onda de Kanagawa é um dos quadros mais conhecidos pelo mundo quando se fala do Japão. Entretanto, quase nunca se conta a sua história e muitas pessoas acabam até mesmo achando que é uma imagem recente.

Assim, neste artigo iremos apresentar um pouco da história da xilogravura e sobre o artista que a fez, o mestre Katsushika Hokusai.

A Grande Onda de Kanagawa, sua história

Esse quadro foi feito originalmente em 1830, mas há estudos que afirmam que ele possa ter sido feito em 1831. Nesse momento, o Japão estava no Período Edo em que vivia-se algo semelhante ao feudalismo na Europa.

O quadro é na verdade uma xilogravura, que utiliza a madeira para reproduzir imagens em papeis ou outro tipo de material. Ele fazia parte, também, de uma série de ilustrações chamadas de “Trinta e seis vistas do Monte Fuji”, entretanto, somente esse quadro é o mais famoso.

No quadro vemos uma embarcação de pescadores que são atingidos por uma imensa onda. Isso ocorreu na província de Kanagawa e ao fundo é possível avistar o Monte Fuji.

Grande Onda de Kanagawa e a técnica

Apesar de ser uma xilogravura, a Grande Onda de Kanagawa utiliza-se de uma técnica mais específica que é o ukiyo-e. Esta é uma técnica de reprodução de uma gravura feita a partir de placas de madeira e que veio da China.

Além disso, essa técnica também é conhecida por retratar a vida de setores não nobres da sociedade, como de pescadores, como acontece neste quadro, ou também e samurais desertores.

Com o uso desta técnica e a ilustração de imagens mais populares, muitos setores da sociedade japonesa da época começaram a ver a arte com outros olhos, anteriormente ela era restrita aos mais ricos e poderosos.


Leia também:


Quem foi Katsushika Hokusai?

O artista responsável por essa obra que talvez seja a mais famosa no Ocidente quando se refere ao Japão foi Katsushika Hokusai.

Acredita-se que ele nasceu em Tóquio em 1760 e morreu na mesma cidade em 1849, ao 89 anos de idade.

Na série de quadros que fez, da qual a Grande Onda de Kanagawa faz parte, tentou mostrar as belezas do Monte Fuji. Outros de seus quadros também ficaram famosos, como a gravura Fuji Vermelho.

Outro temam que apareceu nas ilustrações de Katsushika Hokusai era a arte erótica, entretanto, esses quadros são menos famosos principalmente por muitos deles serem considerados ofensivos por algumas pessoas.

Uma obra famosa

Esse quadro ficou muito famoso já no século XIX. Assim, muitos artistas de outros lugares acabaram comprando uma cópia.

Hoje, em muitos dos grandes museus do mundo é possível ver uma cópia da xilogravura, como por exemplo, no Museu Britânico e na Biblioteca Nacional da França.

Suas obras influenciaram outros grandes artistas, como Van Gogh e Claudet Manet, tornando assim, um artista reconhecido no mundo inteiro.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link