As diferenças entre as escritas japonesa, coreana e chinesa trazem muita história. Além disso, é uma das primeiras lições que todo estudante japonês deveria ter.
Assim, nesse artigo vamos te mostrar algumas dessas diferenças para que você se aprofunde em seus estudos e consiga aumentar o seu rendimento no conhecimento da língua.
Mesmo que você não saiba nenhum dos idiomas, é possível perceber diferenças entre as escritas para que você saiba qual é qual.
Curiosidades e semelhanças entre as três escritas
Antes de explicar as diferenças, vale ressaltar que ambas escritas possuem a mesma origem: a milenar chinesa.
Vale ressaltar também que não são símbolos que podemos entender como um alfabeto, igual acontece com o alfabeto romano, mas sim como ideogramas e que representam até mesmo uma ideia em um único desenho.
Diferenças entre as escritas japonesa e chinesa
A escrita japonesa é uma adaptação da escrita milenar chinesa. Entretanto, essa influência acontece principalmente nos kanji que em um único símbolo podem representar muita coisa.
Porém, na escrita japonesa também há o hiragana e katakana. No caso do primeiro, é possível escrever as palavras japonesa com esses símbolos que representam sílabas. Eles também fornecem conectores para as palavras japonesas e também podem mudar o sentido de uma frase completamente a depender de como é usado.
E o katakana serve para escrever palavras que são estrangeiras em japonês. Por exemplo, pode ser usado para escrever nomes de pessoas estrangeiras.
Vale ressaltar ainda que a orientação da escrita japonesa pode ser de cima para baixo e da direita para a esquerda. Porém, o japonês também pode ser escrito na horizontal.
Outra semelhança entre o japonês e o chinês é que não existe espaço entre os ideogramas.
Leia também:
- Shin Okubo: um bairro coreano em Tóquio;
- Japoneses vs coreanos: veja algumas diferenças em seus hábitos alimentares;
- Você sabe distinguir o japonês de coreano e chinês?.
Diferenças entre as escritas japonesa e coreana
A imagem acima está com letras coreanas. Pois é possível notar que há símbolos circulares. Essa é uma das principais característica desse alfabeto.
Sendo assim, uma das melhores dicas para saber se algo está em coreano é observar se há a presença constante dessas pequenas bolinhas.
Apesar a escrita japonesa ter alguns círculos e formas curvilíneas, no coreano eles são mais presentes. Além disso, em relação às frases em japonês, há espaço entre as palavras coreanas.
Por mais que a escrita coreana também possa usar símbolos semelhantes aos kanji, não será tão presente como no chinês e no japonês.
No coreano há a existência de um alfabeto propriamente dito, assim como acontece nos idiomas ocidentais. Entretanto, funcionam como o hiragana e o katakana no japonês, ou seja, representam sílabas.
Além disso, no coreano também é utilizado as mesmas pontuações que as línguas ocidentais. Por outro lado, no japonês há outro tipo de sinais que só são utilizados por eles.
No chinês, por vezes, também é possível encontrar pontos de interrogação ou de exclamação, mas é somente no coreano que as vírgulas e os pontos são usados com maior frequência.