Conheça Neko-Hatago: a pousada para os amantes de gatos

Neko-Hatago é um lugar obrigatório para os amantes de gatos que foi inaugurado em dezembro de 2019, em Osaka, Japão. O local é uma pousada que permite você dormir enquanto é “vigiado” por adoráveis gatos. Ao fazer isso, você estará também apoiando gatos que precisam ser adotados.

Neko-Hatago é uma pequena pousada ao lado do café para gatos Neko-Yokujo. A pousada acomoda até oito pessoas com duas unidades de dormir no segundo andar, cada uma para um par de convidados; e quatro unidades individuais no primeiro andar. Um grupo de hóspedes pode reservar todo o espaço e trazer alimentos e bebidas ou encomendar entregas do Uber Eats ou similares para uma festa de observação de gatos.

Quarto para dois

Outro benefício para os hóspedes do Neko-Hatago é que eles podem usar os espaços compartilhados do Stay Osaka Shinsaibashi, uma hospedaria muito popular localizada no segundo andar do mesmo prédio. Possui um salão espaçoso com sofás confortáveis, uma grande cozinha e banheiros com chuveiro. Muitos viajantes de todo o mundo costumam visitar o Stay Osaka Shinsaibashi.

Os hóspedes do Neko-Hatago recebem entradas grátis de até duas horas no café ao lado e, posteriormente, são livres para observar os gatos a partir de suas camas através de uma janela de vidro. Os hóspedes também são convidados para a área de brincadeiras após o café fechar e podem ajudar a equipe a cuidar dos felinos carentes.

As janelas de vidro de onde é possível observar os gatos

Os gatos de Neko-Yokujo

Todos os felinos do café Neko-Yokujo são resgatados. Alguns foram retirados de acumuladores de animais, enquanto outros eram simplesmente gatos de rua que haviam sido abandonados e encontrados antes que pudessem ser sacrificados. A arrecadação do café e da pousada são usadas para ajudar a resgatar gatos e a pagar despesas veterinárias.

Um dos gatinhos da pousada

Os hóspedes que encontram os gatos ficam imediatamente impressionados com o quão bem eles são cuidados. Os gatinhos são cheios de energia e também gostam de companhia humana.

Se quiserem, os hóspedes também podem se tornar pais adotivos de um gato após várias visitas. Para isso, a equipe faz uma entrevista, e a personalidade do candidato é então avaliada para combinar-se com a do melhor gato para ele antes que qualquer adoção possa ocorrer. De fato, a equipe realmente ama gatos e se preocupa com eles.

 

Neko Republic – pioneira em cafés para gatos sem fins lucrativos

Neko Yokujo e Neko Hatago são ambos operados pela empresa pioneira de bem-estar animal, Neko Republic. A empresa opera cafés de resgate para gatos em Tóquio, Osaka, Gifu, Aichi e Hiroshima. Seu principal objetivo é eliminar completamente o abate de gatos do Japão até 22 de fevereiro de 2022. 22 de fevereiro é conhecido como Dia do Gato no Japão, pois o número ‘2’ (ni) em japonês parece o som de ‘nyan’, que é a maneira japonesa de dizer ‘miau’.


Leia também


Antes da Neko Republic, os cafés com gatos eram operados principalmente por empresas com fins lucrativos, enquanto os gatos resgatados estavam em abrigos de animais mantidos com doações.

“Se confiarmos apenas em doações, será difícil assumir um novo desafio e, com tempo e dinheiro limitados, os funcionários poderão se desgastar” , diz Asaka Kawase, fundadora da Neko Republic. “A coisa mais importante em administrar cafés de resgate é manter as coisas funcionando.”

Uma das principais políticas de Kawase é tornar as atividades de sua empresa divertidas e atrativas, a fim de mudar a imagem dos gatos resgatados como sendo “imundos”.

“Eu mesma pensei que os gatos não eram tão limpos e nunca os acariciei até que minha filha trouxe para casa um gatinho de rua há alguns anos.”, disse Naomi Nishikubo, gerente do Neko Yokujo e Neko Hatago, que agora tem seis gatos em sua casa. “Quero que as pessoas venham nos visitar e aprendam sobre gatos resgatados e como eles são encantadores”.

O design de interiores do edifício é moderno, colorido e otimista. O café Neko-Yukujo tem um tema tradicional de casa de banho com o Monte Fuji ilustrado na parede. A ideia é que os hóspedes possam relaxar em uma espécie de ‘imersão em gatos’, como se relaxando em uma fonte termal. Já a pousada Neko-Hatago se assemelha aos alojamentos do período Edo, com papel de parede com padrões de gatos desenhados pelo famoso artista de ukiyo-e, Utagawa Kuniyoshi.

O interior da pousada

Como chegar no Neko-Hatago

A 1 minuto a pé da saída nº 6 da estação de Nagahori-bashi, na linha de metrô de Osaka.

Fonte: JapanTravel

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link