Os quimonos masculinos e a diferença com os femininos

Os quimonos masculinos pode ser um termo que não se escuta normalmente. Entretanto, eles existem.

Isso se deve a uma imagem que se possui no ocidente de que quimono é algo utilizado somente por mulheres. Mas o que acontece é diferente.

Muitos homens nos Japão usam quimonos em momentos festivos. Conheça mais sobre essa tradicional vestimenta e as diferenças entre os quimonos masculinos e os femininos aqui.

Um pouco sobre a história dos quimonos

Como se sabe, desde o final do século XIX e começo do XX o Japão passou a assimilar os vestuários ocidentais. A imposição das roupas ocidentais foi tão forte que o governo determinou por decreto que os japoneses deveriam usar essas roupas, fossem militares, funcionários públicos ou mesmo civis.

Somado a isso, com a derrota do Japão na II Guerra Mundial, a imposição das roupas ocidentais foi ainda mais forte. Afinal de contas, o país começou a viver também sob intervenção do Estados Unidos, que havia ganho o confronto.

Sendo assim, os quimonos são uma vestimenta tradicional que resistiu ao tempo. mas que não é utilizada no dia a dia.

É por conta disso que os seus tipos variam e existe uma roupa determinada para cada época.

Como são os quimonos masculinos

Diferente dos quimonos femininos que possuem uma enorme variedade, os quimonos masculinos são apenas de alguns tipos.

Os quimonos masculinos tendem a ser mais leves e simples em relação aos femininos. Entretanto, as mulheres costumam a usar mais os quimonos.

Entretanto, nos últimos anos há um movimento da moda japonesa como um todo que está resgatando o uso dos quimonos e os atualizando. Dessa maneira, muitos jovens tem passado a usar a roupa no dia a dia, o que tonou o termo fashion kimono muito popular.


Leia também:


Os tipos de quimonos masculinos

Um dos tipos de quimono masculino mais utilizado é o yukata. Este também possui a sua versão feminina. Porém, como é uma vestimenta leve, é muito utilizada no verão pelos homens para irem nos festivais (matsuri) da estação.

Além disso, os homens também podem utilizar o yukata em suas casas. É um traje bem informal.

Outro tipo de quimono masculino é o kuromontsuki, que é feito de seda, é preto e carrega do brasão da família, portanto, é mais utilizado em situações mais formais.

Uma variação do kuromontsuki é o iromontsuki, que são coloridos e com os brasões da família, entretanto, são um pouco menos formais que os pretos.

Outro quimono é o omeshi, que é mais informal e é feito de seda. Entretanto, diferente dos outros dois citados anteriormente, ele só carrega um brasão da família, já que os outros dois podem carregar até 5.

O quimono tsumugi é feito de seda e é mais fino. Ele é usado para sair, ele também pode ser feito de outros materiais, como de lã.

 

 

Comentários

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link