Saiba mais sobre as favelas no Japão, como são e a relação com a Yakuza

Será que existem favelas no Japão? Essa é a pergunta que muitos brasileiros se fazem sempre que pensam sobre as relações sociais de pobreza no país.

Afinal de contas, como se sabe o Brasil é um país desigual em que existem muitas favelas. Porém, como funciona em um país tão desenvolvido como o Japão e onde sempre se escuta falar sobre sua higiene, segurança e organização?

Descubra aqui como são as favelas no país e quais são as suas diferenças com as do Brasil.

Favelas no Japão, uma realidade

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que o termo favela diz respeito a um tipo de comunidade que só existe no Brasil. Por conta disso, não é possível dizer que as favelas no Japão são iguais às que se encontram no país.

Porém, é possível delimitar algumas semelhanças para notar como, independente de onde se esteja, a pobreza existe e muitas pessoas ainda estão em condições péssimas de moradia.

Vale ressaltar ainda que, para fazer esse paralelo com o Japão, estamos pensando na favela como locais de moradia mais precárias e em que também há um maior índice de violência em decorrência, principalmente, das desigualdades sociais.

Sendo assim, é possível identificar algumas favelas no Japão que também são conhecidas como os bairros mais perigosos do país. Isso se deve muito mais por conta da Yakuza, a máfia japonesa, que normalmente se esconde nesses lugares e os utilizam para preparar suas ações.


Leia também:


Como são as favelas?

As favelas japonesas, portanto, podem ser consideradas como os bairros em que há menos estrutura e também onde há maior incidência de crimes. Por exemplo, podemos destacar algumas regiões em Tóquio, na capital, em que há prostituição.

Locais como esse tendem a ser mais perigosos, ainda mais porque existem lugares escondidos dentro dos próprios bairros em que há negociações de criminosos.

Dessa maneira, é possível que acabe ocorrendo algum tipo de conflito, o que pode tornar o local ainda mais perigoso para as pessoas que passam ao seu redor.

Entretanto, existe uma favela no Japão que está mais semelhante aos moldes brasileiros. Ela está localizada em Osaka e chama-se Kamagasaki.

Por lá estão muitas pessoas que não conseguem um emprego e aqueles que não possuem onde morar.

É comum ver por ali pessoas viciadas em drogas.

Outra característica desde lugar é que ele também é dominado pela Yakuza e também já foram mais constantes as manifestações contra a violência policial, que sempre adentra no espaço para retirar as pessoas que ficam por ali.

Sendo assim, ali é um local que os turistas não costumam a frequentar e nem devem. É um local muito perigoso em que se pode ser facilmente assaltado ou sofre algum outro tipo de abuso. Este é um dos problemas que o Japão ainda precisa resolver e que é decorrente das desigualdades sociais que ainda existem.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link