5 livros de história japonesa e sobre a imigração no Brasil que qualquer um deveria ler

Neste artigo, iremos te indicar 5 livros da história japonesa que todos deveriam ler tanto para conhecer mais sobre o país, como também para conhecer sobre a Ásia.

Assim, se você é um amante da história japonesa, não deixe de conferir essa lista. Veja também alguns livros que dizem respeito à imigração japonesa no Brasil para que você entenda mais sobre os sofrimentos e alegria que os orientais tiveram de viver no novo país.

Livros de história japonesa

História do Japão, Kenneth Henshall

Este pode ser considerado um livro para aqueles que tiveram pouco contato com a cultura e com a história japonesa. Com ele será possível compreender mais detalhes da história do país e também saber mais sobre o seu desenvolvimento.

Por exemplo, se você tem dificuldades para compreender como é a separação das Eras ou Períodos históricos do país, com ele você conseguirá aprender facilmente e entender as diferenças entre cada momento.

Nesta obra você também poderá compreender melhor como foi a reestruturação do país no pós-II Guerra Mundial. Afinal de contas, duas importantes cidades foram devastadas e, apesar de todos os danos e perdas, o Japão hoje é uma das maiores economias do mundo.

Okinawa: uma ponte para o mundo, José Yamashiro

Este livro foi escrito por um descendente de imigrantes que nasceram em Okinawa e que se tornou um dos jornalistas mais importantes do país.

Dentre suas inúmeras obras, essa se destaca por trazer informações que muitos desconhecem sobre essa ilha que já foi dominada pelos chineses.

Este livro é uma ótima oportunidade para se aprender também sobre o karatê, arte marcial largamente praticada em Okinawa, e sobre a sua culinária.

Os japoneses, Célia Sakurai

Não pense que irá encontrar longos textos neste livro, mas sim um livro com fotos incríveis.

Dessa maneira, você irá aprender sobre a história e a cultura japonesa de outra maneira. Afinal de contas, além de incríveis imagens, o livro também situa corretamente o que representa cada uma delas, ou seja, você não deixará de ter as informações adequadas.


Leia também:


Livros de história sobre a imigração japonesa no Brasil

O súdito (Banzai, Massateru), Jorge J. Okubaru

Este livro consegue aliar tanto a história do Japão com a história da imigração japonesa para um local completamente desconhecido.

Assim, nos apresenta tanto as condições em que os japoneses se encontravam e que os fizeram imigrar para o Brasil, como também mostra as dificuldades em se acostumar tanto com o clima tanto com a cultura brasileira.

Portanto, é uma ótima obra para quem quiser conhecer mais sobre essas passagens e ver o sofrimento de quando os japoneses vieram para terras tropicais.

Cem anos da imigração japonesa no Brasil, Janete Leiko Tanno (org.)

Este livro é uma coletânea com vários autores. Assim, você poderá ter várias visões e relatos a respeito da imigração japonesa no Brasil.

Portanto, é uma ótima oportunidade para se aprofundar em diferentes áreas e conhecer mais sobre essa história.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link