Fugaku: o computador mais rápido do mundo é japonês

Um novo computador assumiu o posto de mais veloz do mundo, é o Fugaku. Ele foi desenvolvido pelo Laboratório RIKE em parceria com o Fujitusu.

Uma das novidades é que para alcançar esse posto de mais rápido do mundo ele precisou tornar-se o número um em vários rankings. Assim, ele é um supercomputador que deixou para trás inúmeros outros como os desenvolvidos nos Estados Unidos.

Conheça um pouco mais da história dessa supermáquina e como ele é um avanço na tecnologia japonesa.

Fugaku e seu desempenho

Fugaku consegue realizar 2,8 vezes com maior velocidade cálculos por segundo do que o computador que até então era considerado o mais rápido do mundo.

Como podemos ver na imagem a seguir, ele ainda bate índices que expressam que sua velocidade é muito superior.

Para ser considerado o computador mais rápido do mundo, o Fugaku foi o melhor nos rankings de HPCG, que mede o desempenho dos computadores e sua execução de aplicativos.

Também foi o melhor no HPL-AI, que mostra o desempenho dos computadores em relação à inteligência artificial. E, foi o melhor no Graph 500, que mede os computadores com melhor desempenho mesmo quando estão trabalhando com uma intensa quantidade de dados.

Além disso, algo que não era esperado também aconteceu, essa foi a primeira vez em toda a história dos computadores que um computador foi o melhor em todos esses índices.

Mas, por mais que se ache que isso aconteceu do nada, não foi exatamente assim. Afinal de contas, o Fugaku já chegou a ocupar o primeiro lugar do ranking de melhores supercomputadores em 2011.

Assim, em 2020, o computador volta a ocupar essa posição e parece que não será tão fácil assim de tirá-lo de lá agora.

De onde vem o nome Fugaku?

Você pode estar se perguntando, mas afinal, o que é Fugaku?

Muitas pessoas podem até mesmo relacionar com o personagem do anime Naruto, entretanto, não tem referência com ele, mas sim com o Monte Fuji.

Assim, Fugaku é apenas mais um dos nomes que esse grande vulcão possui e que é tão idolatrado e respeitados pelos japoneses.


Leia também:


Mas para que serve esse supercomputador Fugaku?

Com esses computadores, o governo japonês e os laboratórios pretendem trazer uma nova geração de supercomputadores.

Acredita-se que com eles será possível fazer uma série de cálculos para pesquisas científicas que podem afetar diretamente a vida social de todos nós.

Assim, pretende-se descobrir como os seres humanos podem viver melhor em sociedade, até chegar a descobertas que são sobre medicamentos. Outra aplicação que pode ter esse computador é auxiliar quando houver um desastre ambiental por exemplo, ele pode fazer cálculos que simularão os danos nessas situações e, assim, os governos podem se previnir em relação eles.

Dessa maneira, com essa supermáquina, a ciência dá um novo passo para alcançar novas descobertas importantes para a vida humana.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link