Hiroshima Toyo Carp: time de baseball que ajudou na reconstrução de Hiroshima

Poucas pessoas sabem que o Hiroshima Toyo Carp, um time de baseball, foi fundamental para a reconstrução da cidade depois da bomba atômica.

Foram muitos fatores de importância para que a cidade de Hiroshima conseguisse se reconstruir após ser completamente devastada no dia 06 de agosto de 1945. Entretanto, não se reduz a investimentos nem mesmo à ocupação dos Estados Unidos da América que se seguiu depois.

Um desses motivos foi time de baseball que conseguia animar minimamente o povo para que continuassem a ter esperança e aguentassem a dor das perdas da guerra.

Vale destacar que o Hiroshima Toyo Carp não foi o principal fator para ajudar o povo, mas que ele foi um dos incentivos para que as pessoas continuassem a acreditar no futuro e na promoção da paz.

A história do Hiroshima Toyo Carp

A prefeitura de Hiroshima fundou o seu time de baseball com o intuito de ajudar na reconstrução da cidade em 1949, mesmo ano em que entrou na Liga Central como Hiroshima Carp.

Entretanto, não havia muito patrocínio para a equipe. Dessa maneira, o gerente da equipe, Hideichi Ishimoto teve de convocar jogadores pessoalmente para participarem do time. Como não conseguiu os melhores atletas, nem os maiores salários, o time acabou ficando em último lugar nos anos de 1950 e 1951.

Assim, uma das propostas da própria gerência foi acabar com o time. Então, neste momento, a cidade de Hiroshima e seu povo mostraram sua força.

Os cidadãos fizeram doações para ajudar a equipe a se construir. Mas isso não foi o suficiente para que conseguissem chegar ao topo da liga. A equipe só foi ter um uniforme no ano de 1953.

Foi somente em 1968 que uma empresa conseguiu patrocinar devidamente o time, era a Toyo Kogyo. Assim, o nome foi inserido e a equipe, tornando Hiroshima Toyo Carp. A história mudaria um pouco e  aequipe terminou a temporada em boa colocação pela primeira no ano que começou o patrocínio, mas voltou ao último lugar entre 1972 e 1974.

Mas foi nessa época também que os uniformes vermelhos começaram a ser utilizados e em 1978 a equipe começou a ter melhores índices tendo a sua época de ouro, que acabou na década de 1990 e só voltou em 2016.


Leia também:


Hiroshima Toyo Carp: um símbolo da luta pela paz

O time de baseball possui seu estádio próprio há alguns quilômetros do epicentro da bomba atômica. Por toda a sua história de envolvimento com a cidade, ele já pode ser considerado como um dos símbolos de luta pela paz.

Mas não é só isso, no ao de 2015, quando houve a lembrança dos 70 anos da bomba atômica de Hiroshima, os jogadores entraram em campo com um uniforme especial e a numeração 86.

O número 8 fazia referência ao mês de agosto e ao dia seis, que foi a data em que a bomba caiu na cidade. Na parte da frente do uniforme, havia a inscrição peace, paz em inglês.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link