Nova linha de tintas para Hanko inspirada nas cores da natureza

Os tempos têm sido difíceis para o hanko do Japão. Para quem ainda não sabe, trata-se de uma ferramenta, carimbos, de assinatura pessoal que remonta a séculos. A tecnologia tem tornado o sistema obsoleto e um ambiente de trabalho em casa desencadeado pela pandemia global apenas acelerou essa eliminação gradual. Mas é uma tradição bonita. E, a fim de repensar o lugar dessa tradição na sociedade moderna, a empresa de papelaria Shachihata lançou uma nova linha de tinta para hanko, normalmente apenas vermelha ou preta, em cores bonitas e exuberantes inspiradas na natureza.

A nova linha de tintas para hanko nasceu de um concurso de design que a empresa de papelaria organizou no ano passado para solicitar ideias ao público. O designer Satoru Utashiro enviou sua ideia para uma nova linha de tintas chamada “watashi no iro”, ou “minhas cores”, que acabou ganhando o prêmio. De fato, a empresa ficou impressionada o suficiente para comercializar o produto.

Tintas Hanko inspiradas na natureza

O “Watashi no iro” vem em 5 versões diferentes, cada uma inspirada em um tipo de natureza muito familiar ao Japão: oceano, cítrico, nishikigoi (ou peixe koi), floresta e camélia.


Leia também


A tinta Hanko é conhecida como shuniku (朱肉) no Japão e é tradicionalmente a cor vermelha, considerada auspiciosa.

Mas, substituindo-a por uma paleta gradiente, as tintas são produzidas em cores diferentes e, dependendo de qual área da carimbeira o hanko atinge, ele absorve tintas diferentes, criando uma mescla interessante.

A empresa decidiu testar o mercado com sua nova linha de tintas, produzindo apenas 20 unidades de cada cor, que previsivelmente esgotaram quase imediatamente. Esperemos que a resposta positiva seja o suficiente para convencê-los a produzir mais, pois o resultado é realmente bonito de se ver.

 

Fonte: Spoon&Tamago

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link