O milagre econômico japonês: saiba como o Japão superou a crise pós-II Guerra Mundial

Um dos acontecimentos mais importantes da história do Japão é conhecido como milagre econômico japonês. Este foi um momento em que o país conseguiu se recuperar mesmo diante de todas as perdas na II Guerra Mundial.

Atualmente, o Japão possui uma das economias mais ricas do mundo. Mas isso não aconteceu a toa.

Veja nesse artigo um breve resumo do que foi o milagre econômico japonês e como ele se tornou possível para que o país alcançasse o patamar de potência mundial.

O milagre econômico japonês

O termo em japonês é Kōdo keizai seichō e foi criado para fazer referência à recuperação ecômica japonesa após a II Guerra Mundial. Vale ressaltar, que o Japão além de ter perdido a guerra, ainda perdeu territórios que tinha colonizado, como da Coreia, Manchúria e também de parte da China.

Dessa maneira, a perda no quesito da economia foi enorme, além das mortes que houveram no fronte e com os ataques em solo japonês. Ainda não se pode esquecer que duas cidades foram completamente dizimadas com as bombas atômicas: Hiroshima e Nagasaki.

Portanto, o Japão depois da II Guerra Mundial era um país devastado que ainda teve de contas com a ocupação do exército dos Estados Unidos da América no país. As bases militares dos americanos começaram a ser construídas estrategicamente para caso houvesse uma guerra na Ásia e assim eles tivessem uma vantagem.

Diante dessa realidade, o povo japonês também tinha de lidar com a humilhação pública de ter sido derrotado, algo que conta muito para os costumes do país. Assim, era preciso que a economia voltasse rapidamente.

Entre as medidas que tornaram esse crescimento possível, estão:

  • Concessão de crédito pelos Estados Unidos da América para o Japão: ao mesmo tempo em que os Estados Unidos da América construía uma série de bases militares pelo país, também fez empréstimos para que os japoneses pudesse reconstruir-se.
  • Apoio do governo para a reconstrução de fábricas e também de empresas.
  • Estreita relação das empresas e fábricas com os sindicatos para garantir boas condições de trabalho e salários adequados para estimular o consumo.
  • Estímulo de crescimento de empresas privadas.

Além dessas medidas existem muitas outras, como o fortalecimento da tecnologia no país e incentivos ao consumo. O país também contou com a determinação de seu povo para que os índices econômicos melhorassem.


Leia também:


Outros fatores para o crescimento econômico

Além disso, mesmo com a desocupação dos Estados Unidos da América no país, o Japão conseguiu um ótimo crescimento.

Isso ocorreu por conta da Guerra na Coreia em que os americanos tiveram papel fundamental e também acabaram usando e pagando muitas fábricas japonesas.

Somada a essas medidas, o governo americano ajudou ainda mais o Japão a se fortalecer. Assim, a Guerra na Coreia acabou por trazer muito dinheiro para o Japão e consolidou o seu crescimento.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link