Yuki-onna é uma das personagens do folclore japonês que pode ser um quanto tanto assustadora.
Isso porque, segundo as lendas, ela é um espírito de uma mulher das neves que canta para atrair os homens para as nevascas, estes acabam morrendo perdidos e sufocados pela neve.
Assim, conheça nesse artigo um pouco mais sobre essa lenda e sobre a cultura japonesa que a envolve
Quem é Yuki-onna?
Um espírito no Japão é conhecido como youkai. No caso de Yuki-onna, este é um espírito muito famoso, estando presente tanto em mangás, como animes e filmes japoneses.
Ela é uma linda mulher que canta, mas também podem ser mulheres que se aproximam de homens e vivem um caso de paixão que chega até a constituição de uma família. Porém, o final dessa história de amor sempre está com o seu desaparecimento em um dia de forte neve.
Não se sabe ao certo quem seria essa mulher das neves. Mas o que se sabe é que ela aparece nos dias em que há muita neve vestida em um quimono de cor branca.
Mas também há a crença de que ela pode aparecer sem qualquer vestimenta e somente com os cabelos longos e negros cobrindo parte de sua face.
Praticamente nunca é possível encontrar a Yuki-onna, pois ela não deixa pegadas pelas neve. Sendo assim, os homens que a seguem acabam desaparecendo sem ninguém nem ao menos saber qual foi o seu rumo.
A lenda diz que ela aparece flutuando e cantando. E, no caso de sofrer qualquer tipo de ameaça, ela pode sumir rapidamente, juntando-se ao nevoeiro de uma tempestade de neve.
Leia também:
- Conheça as lendas urbanas japonesas que inspiraram filmes de terror assustadores;
- 10 filmes japoneses de terror para assistir se tiver coragem;
- Hiburi Kamakura: festival de fogo e gelo para acalmar um yokai.
As histórias das aparições de Yuki-onna
Entre as várias histórias de aparições dessa mulher das neves e também vários os tipos que ela pode assumir. Entre essas histórias, acredita-se que uma foi na aldeia de Oshika, distrito de Tōhaku, província de Tottori (atual Misasa).
Yuki-onna apareceu em um dia de neve fraca e pedia por gelo e água quente e acenava com uma varinha branca. Quando lhe davam água, ela inchava. E quando jogavam água quente, ela desaparecia parcialmente.
Em uma outra história, na região de Ojiya, na província de Niigata, uma linda mulher visitou um homem e dele se tornou sua esposa.
Entretanto, quando essa mulher teve de entrar no banho, não queria de maneira nenhuma. Quando finalmente foi obrigada a entrar e cedeu, acabou sumindo.
Além dessas histórias, as mais cruéis envolvem o roubo da vida das pessoas pela Yuki-onna. Essas passagens são famosas nas cidades de Iwate e Miyagi. Já na província de Niigata, acredita-se que ela tira o fígado das crianças e congela as pessoas até a morte.
Já em Fukushima, acredita-se que, se uma Yuki-onna te chamar e você não for, será lançado em um vale para que morra. A mesma lenda também é contada em Fukui.