A taxa de homens fumantes no Japão está abaixo dos 30%

Pela primeira vez, a taxa de homens fumantes no Japão caiu para menos do que 30%. Esse dado foi divulgado recentemente e corresponde ao ano de 2019.

Esse levantamento é realizado a cada três anos pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, que constatou que cerca de 28.8% dos homens japoneses são fumantes.

Em relação à 2016, a taxa de homens fumantes no Japão caiu 2,3 pontos. E, tal acontecimento, tem sido comemorado pelo ministério saúde do Japão. Afinal de contas, isso significa que as campanhas contra o tabagismo têm surtido o efeito esperado.

Entretanto, mesmo que os índices dos homens japoneses tenham caído, é na faixa etária dos 40 anos que está a maior preocupação. Isso porque, é nessa idade que os japoneses mais fumam, cerca de 37% deles são fumantes.

No caso dos jovens, foi onde o índice teve maior queda. Sendo que na faixa dos 20 anos o índice está em 27%, tendo caído 4,1% em relação à pesquisa anterior.

Mas, mesmo que sejam números que possam parecer grandes ainda, o Japão está comemorando a queda e torce para que nos próximos 3 anos possa ter uma população mais livre do cigarro e ainda mais saudável.

Medidas contra o consumo de cigarros no Japão

O Japão é um país famoso por sua culinária saudável. Entretanto, um dos elementos que mais contribuem para que os japoneses não sejam um exemplo de saúde em todos os quesitos, é que por lá há muitos fumantes.

Porém, este cenário tem se modificado nos últimos anos já que o governo tem cada vez mais investido para que as pessoas deixem o vício.

Uma das medidas mais famosas e que já é antiga no Japão são as áreas para fumantes. Elas são muito bem sinalizadas e qualquer turistas podem identificá-las com muita facilidade.

Sendo assim, em muitos locais não se pode fumar nas ruas, mas somente nesses lugares que sempre ficam cheio de japoneses.

Outra medida importante e nova para segurar o consumo de cigarro no Japão, é a proibição de fumar em lugares fechados. Assim, até há pouco tempo era permitido fumar em um restaurante, por exemplo, mas agora tornou-se proibido.

Essas medidas, entre outas, têm sido importantes nessa redução do número de fumantes. Vale lembrar que eu 2001 o Japão tinha o incrível índice de 48.4% de homens fumantes.

Existem muitas outras medidas para que esse número reduza cada vez mais, há até mesmo empresas que premiam com folgas os funcionários que não fumam.


Leia também:


E as mulheres fumantes no Japão

As mulheres japonesas fumantes são um número muito inferior aos homens japoneses fumantes. Segundo a mesma pesquisa, o tabagismo feminino é de cerca de 8.8%. Além disso, no ano de 2019 caiu 0.7% em relação à pesquisa anterior.

Mas, assim como acontece com os homens, as mulheres japonesas na faixa dos 40 anos consomem mais cigarros do que qualquer outra idade. Chegando ao índice de 13,4%.

Na faixa dos 20 anos, os índices são de apenas 8.3%

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link