O Japão sempre foi conhecido como um líder global em tecnologia e desenvolvimento de TI, mas, como todos os países, sua economia está repleta de negócios de sucesso em todos os tipos de setores. De modo que pode levar você a se perguntar: e quais são as empresas mais ricas? Em 25 de agosto, a empresa de consultoria de negócios Risk Monster examinou o assunto e compilou uma lista das empresas japonesas com as carteiras mais gordas.
Primeiramente, é importante notar que o que a Risk Monster comparou para fazer esta lista não foi o lucro bruto ou a receita anual, mas sim o caixa líquido registrado em cada livro de contas da empresa no momento da pesquisa.
Em contabilidade, o caixa líquido mede a capacidade de uma empresa de pagar despesas e dívidas rapidamente. É calculado como o total de caixa (incluindo ativos que podem ser rapidamente transformados em dinheiro) menos o total de passivos. Embora não signifique necessariamente que uma empresa esteja tendo altos lucros, em geral, ter um caixa líquido alto é uma coisa boa, porque quanto mais você tem, mais pode usar para expandir seus negócios.
De qualquer forma, para os fins da pesquisa da Risk Monster, empresas com alto caixa líquido são consideradas “ricas” porque têm dinheiro para gastar. Você pode esperar que grandes nomes internacionais como Sony ou Honda estejam na lista de empresas com alto caixa líquido, mas na verdade a maioria não são as empresas japonesas conhecidas mundialmente e com marcas globais que você possa conhecer. Bem, exceto pela empresa mais rica, que provavelmente é a mais famosa de todas as empresas do Japão. Se você pensar um pouco sobre isso, poderá adivinhar qual é.
Começando com o número 10, as dez empresas japonesas mais ricas são:
10. Rohm Semiconductor (257,3 bilhões de ienes / US$ 2,6 bilhões)
9. Shimano (266,9 bilhões de ienes)
8. Taisei Corporation (274,7 bilhões de ienes)
7. Secom (360,1 bilhões de ienes)
6. Sete e I Holdings (374,7 bilhões de ienes)
5 . Fanuc Corporation (405,8 bilhões de ienes)
4. Keyence (476,6 bilhões de ienes)
3. SMC Corporation (536,7 bilhões de ienes)
2. Shin-Etsu Chemical Co. (813 bilhões de ienes)
1. Nintendo (890,4 bilhões de ienes / US$ 8,5 bilhões)
A Nintendo, no topo, é a única empresa de videogame a alcançar o top 10 em valores líquidos em dinheiro. Mesmo entre as vinte maiores, a única outra empresa envolvida na indústria de jogos é a Bandai Namco Holdings, na 18ª posição (189,8 bilhões de ienes), que também é uma presença importante nas categorias de brinquedos, anime e entretenimento.
Não é nenhuma surpresa que a Nintendo tivesse um caixa líquido tão grande, afinal ela é uma empresa global muito estável e bem-sucedida que é capaz de tanto ganhar um fluxo de caixa líquido positivo alto quanto atrair altos investimentos. Mas o que também é interessante é a diferença entre o caixa líquido da empresa mais rica e da décima mais rica: a Nintendo tem mais de três vezes o valor da fabricante de peças eletrônicas Rohm.
Mas, e as outras empresas? Muitas delas são empresas de tecnologia e fabricantes de peças que, sem dúvida, precisam de muito dinheiro para pesquisa e desenvolvimento. Algumas, como SMC Corporation, Keyence e Fanuc, a terceira, quarta e quinta empresas mais ricas, estão no ramo de equipamentos, produtos e serviços de automação, todos com alta demanda para manufatura.
Leia também
- Empresas no Japão pagam salários milionários a profissionais de TI
- 10 empresas japonesas amadas mundialmente
- Japão: Aumentam as fortunas das empresas de telecomunicações, videogames e tecnologia
Shin-Etsu Chemical Co., número dois da lista, é a maior empresa química do Japão, com uma enorme participação na produção mundial de PVC e silicone, então não é surpresa que eles sejam a segunda mais rica. Coincidentemente, eles também produzem silicone semicondutor para uso em eletrônicos e também trabalharam no desenvolvimento de baterias de lítio, de modo que também podem cair na categoria de fabricação de peças e tecnologia.
As outras empresas entre as dez primeiras estão em setores diferentes. Por exemplo, a Seven & I Holdings, a empresa-mãe da 7-11, domina o mercado de lojas de conveniência do país. A Secom, por outro lado, é uma empresa de segurança que trabalha com guardas de segurança virtuais; e a Taisei Corporation, a construtora responsável pela construção do novo estádio Olímpico de Tóquio, também são grandes empresas com muito dinheiro em mãos.
Mas quem poderia imaginar que a Shimano, que na verdade é uma fabricante de peças de bicicletas, equipamentos de pesca e equipamentos de remo, derrotaria a Rohm, uma fabricante de peças eletrônicas?
A lista nos dá uma visão interessante da economia das empresas japonesas. Claro que, como mencionado anteriormente, o caixa líquido não indica necessariamente a saúde de uma empresa, mas indica se essa empresa tem potencial para crescer no futuro próximo, pois representa se eles têm dinheiro para investir em novos empreendimentos, pesquisa e desenvolvimento.
Em outras palavras, a Nintendo poderia investir suas centenas de bilhões de ienes em algo novo. Talvez isso signifique que os rumores de que um novo modelo do Nintendo Switch vem aí seja verdade, afinal!
Fonte: SoraNews24