Os casamentos tradicionais no Japão combinam uma ampla gama de elementos, desde adaptações extremamente tradicionais a modernas. As tradições e costumes do casamento japonês evoluíram para combinar a cultura japonesa e a ocidental.
Aqui estão as 11 tradições de casamento japonês que talvez você não conheça:
Yuino ou Yui-no
A cerimônia de noivado ou Yuino envolve o encontro das duas famílias e a troca de presentes. Isso era muito comum na época em que os casamentos arranjados ainda prevaleciam no Japão e é menos comum hoje, mas às vezes ainda ocorre após uma proposta.
Os presentes geralmente são uma variedade de itens, cada um representando uma esperança positiva para o casamento, como Shiraga, que representa o desejo que o casal envelheça junto ou um leque que represente riqueza e crescimento.
Os casamentos são geralmente realizados no estilo xintoísta
Mais tradicionalmente, um casal japonês realizava seu casamento no estilo xintoísta em um santuário. A cerimônia é realizada por um padre xintoísta. Shinto é a fé indígena do Japão e é a principal religião junto ao Budismo.
Entretanto, realizar um casamento no estilo xintoísta é o mais comum no Japão atualmente.
Variedade de roupas
Algumas mudanças de roupas são esperadas – especialmente para noivas. Geralmente, em um casamento tradicional, o casal veste o quimono tradicional. O noivo costuma usar o montsuki, que é um quimono formal preto. O casal geralmente não tem festa nupcial.
Casais não cristãos podem adotar elementos de casamentos cristãos
No Japão, existem quatro estilos principais de casamento: xintoísta, cristão, budista ou não religioso. Muitas noivas foram impactadas pela cultura ocidental e agora optam por usar vestidos brancos e celebrar casamentos em uma igreja cristã, mesmo que elas próprias não sejam cristãs.
Outras tradições de casamento comumente adotadas incluem: corte de bolo, troca de alianças, lançamento de buquê e lua de mel. Às vezes, as noivas japonesas também adotam algo antigo, novo, emprestado ou azul.
Purificação
Antes das taças nupciais, o casal é purificado, o que significa que exorcizam os espíritos malignos.
Taças nupciais – san san ku do
Em vez de votos, os noivos bebem saquê, três vezes cada, em três copos diferentes chamados sakazuki. Em seguida os pais tomam goles, o que representa o vínculo entre as duas famílias.
Cada pessoa toma três goles de cada uma das xícaras – com todos os goles tendo um significado único. Os três primeiros representam os três casais, os três goles seguintes representam ódio, paixão e ignorância e os três últimos goles representam a libertação dessas três falhas.
O termo san san ku do significa três, três e nove e o “do” é a parte que significa a libertação das falhas. Nove é um número de sorte na cultura japonesa.
Shiro muku
Em cerimonias xintoístas, a noiva usa um quimono branco tradicional chamado shiromuku. Isso simboliza a pureza e a idéia que a noiva se tornará a cor da família de seu novo marido.
Além disso, ela usa um coque no cabelo e carrega uma pequena bolsa chamada hakoseko, uma pequena espada chamada kaiken e um leque em seu cinto obi que representa seu futuro feliz.
Shugi-bukuro
Ao comparecer a uma recepção de casamento japonês, é esperado que leve um presente em dinheiro em um envelope, chamado shugi-bukuro. Seu nome deve ser escrito na frente do envelope e entregue à pessoa na recepção antes de assinar o livro de visitas.
Suba ao palco
Durante a recepção, o casal senta-se a um palco. Durante esse período, os convidados costumam fazer discursos e apresentações como canções para o casal. Após o corte do bolo, o casal costuma cumprimentar seus convidados e acender velas.
Leia também:
- Casal faz cerimônia de casamento no jogo da Nintendo Animal Crossing
- As incríveis paisagens que alguém pode ver ao correr em Tóquio
- Pop up café do anime Yuri on Ice
Jantar de recepção
Os casamentos japoneses geralmente apresentam uma exibição de sushis coloridos, bem como dourado, camarão e arroz vermelho. Durante a recepção, também uma abertura cerimonial de saquê, onde a tampa de um barril de saquê é aberta e o saquê é servido a todos os convidados. Isso é chamado de kagami-biraki.
Souvenir
Os mais comuns do casamento são doces, xícaras de saquê e utensílios de mesa. Nos últimos tempos, surgiu uma tendência em que os clientes podem escolher os presentes de um catálogo. Casais japoneses geralmente gastam de 40 a 90 dólares em bomboniere por convidado.
Fonte: http://easyweaddings.com.au